sábado, 7 de abril de 2012

Alecrim - tratamento de reumatismo e problemas respiratórias

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
alecrim (Rosmarinus officinalis)
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma excelente opção para combater o cansaço, pois estimula o organismo e manda para longe a fadiga. Segundo especialistas em medicina complementar e fitoterápia, o alecrim popularmente é utilizado  para má digestão, asma, bronquite, tosse, reumatismo e problemas cardíacos. Os benefícios dessa planta vão muito mais além , quando utilizada em culinária, ela estimula a digestão de gorduras, reduz a formação de gases, protege o fígado e alivia as cólicas menstruais. Quando o assunto são problemas respiratórios, o alecrim atua como expectorante, um verdadeiro alívio para tosse com muco. També é capaz de varrer os radicais livres do organismo. Graças ao seu poder analgésico, se aplicado  na forma de compressas, reduz as dores do reumatismo e tem ação cicatrizante. Para garantir os efeitos medicinais do alecrim, tanto é possível utilizá-lo seco quanto fresco.

Receitas Medicinais


Cólicas Menstruais

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 colher ( sopa ) de ramos frescos de alecrim
  • 1 litro de água

Modo de Preparo: Leve os ingredientes para ferver durante 5 minutos. Em seguida, tampe o recipiente e aguarde pro 10 minutos. Coe e tome 1 xícara  ( chá ) a cada 6 horas, durante o período de cólica.


Aliviar Cansaço

Ingredientes: 

  • 1 colher ( chá ) de ramos frescos de alecrim
  • 1 xícara ( chá ) de água 

Modo de Preparo: Leve o alecrim e a água para ferver durante 5 minutos. Passado o tempo indicado, desligue o fogo, espere amornar, coe e adoce com mel a gosto. Beba 2 xícaras ( chá )  por dia.


Atenção !

Apesar dos benefícios que traz ao organismo, existem restrições ao consumo de chá de alecrim. Em doses elevadas, a bebida pode causar gastrite e nefrite ( inflamação no rim ). O chá é contra indicado em casos de diabetes, hipertensão, gravidez, doenças inflamatórias da pele e hipertrofia de próstata.

2 comentários: