sexta-feira, 27 de abril de 2012

Alfazema - Anti-séptico natural e antibacteriano

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Alfazema
Alfazema é uma planta popular nativa porém poucos sabem sua origem, pois bem ela provém da região mediterrânica ela utilizada como antibacterianoanti-séptico . Vale dizer que todas as partes da Alfazema são aromáticas enquanto aos seus usos medicinais ela serve como calmante, sedativa, tratamento da ansiedade, dores de cabeça, atrasos na menstruação, catarro, asfixia, sarampo e febre . Além de beneficiar em todos esses casos descritos a planta pode ser aplicada sobre a péle para desinfectar pequenas feridas, para aliviar queimaduras, a mesma também é usada em banhos terapêuticos para o alivio do reumatismo.


Modo de Preparação:

Infusão de cerca de 15 gr de flores secas para 1 litro de água. Deve-se beber quente, 3 a 4 vezes por dia. Para insónias, 1 chávena com 1 colher de mel ao deitar. No banho, utilize cerca de 20 a 30 gotas de óleo essencial ou junte 1 litro do chá coado. Para massagem, utilize algumas gotas do óleo essencial (puro ou diluído num óleo base tal como: óleo de sésamo, óleo de jojoba, amêndoas doces, etc.) massajando as mãos, os pulsos, a nuca, por detrás das orelhas, a testa (cuidado com os olhos) ou qualquer parte do corpo que precise de ser massajada, relaxada; nas articulações deve fazer movimentos circulares de dentro para fora.

OBSERVAÇÃO : O uso da alfazema não contém nenhuma contra indicação até presente momento no entanto mulheres grávidas devem usar  com cautela

Nenhum comentário:

Postar um comentário