sábado, 7 de abril de 2012

Boldo - digestão Lenta, azia, gastrite, cólica menstrual, ressaca e outros benefícios


http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Boldo
A maioria das pessoas evita o chá de  boldo em razão de seu sabor. Porém ele alivia diversos desconfortos que acometem o estômago, fígado e intestino. Dependendo da variedade da planta ( são 4 os tipos mais conhecidos ), o consumo do boldo estimula o trabalho do fígado na digestão dos alimentos, elimina impurezas do organismo e de quebra dá aquela forcinha para aqueles que excederam no consumo de álcool. Tanto o boldo-do-chile quanto o boldo-da-terra possuem boldina em sua composição. Essa substância é responsável por melhorar o desempenho do fígado que, entre outras funções, estimula a produção de secrelção do bílis, conhecida por atuar diretamente na digestão dos alimentos. Essas variedades de boldo ainda protegem o fígado contra diversas enfermidades e, como o orgão é resistente à maior parte do medicamentos, se apresentam como uma opção natural de tratamento bastante eficaz. Sem falar que combatem os gases intestinais e até mesmo cáculos intestinais. O resultado é o organismo revitalizado e livre de substâncias capazes de prejudicá-lo.

Diferenciando Tipos de Boldo

Boldo-do-chile ( Peumus boldus ), protege o fígado contra doenças, melhora a digestão lenta, ajuda a minimizar inflamações na bexiga, ajuda a eliminar cálculo renal e alivia os sintomas de ressaca.

Boldo-da- terra ( Coleus barbatus ), possui ação analgésica , facilita a digestão e combate azias 

Boldo-baiano ( Vernonia condensata ), atua na redução de gases, minimizando a prisão de ventre, e alivia sintomas de úlceras e gastrite.

Boldo-chinês ( Plectranthus ornatus ),  estimula o funcionamento do fígado e auxilia nos problemas digestivos.


Observação: boldo-do chile e boldo-da-terra são os mais usados


Receitas Medicinais



Digestão Lenta 

Ingredientes:

  • 3 folhas frescas de boldo-do-chile ou boldo-da-terra
  • 1 xícara  ( chá ) de água

Modo de Preparo:  Em uma panela, coloque o boldo e a água e leve ao fogo até ferver. Desligue e espere amornar e coe. Adoce com mel a gosto e tome até 2 xícaras ( chá ) por dia.


Azia

Ingredientes:

  • 2 folhas frescas de boldo-da-terra
  • 1/2 colher ( sopa ) de folhas frescas de hortelã
  • 1/2 litro de água

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela e ferva durante 15 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara ( chá )  a cada 8 horas.

Contra Indicações: bebês, crianças menores de 6 anos e pessoas com úlcera e gastrite não devem consumir hortelã.


Cólica Menstrual 

Ingredientes: 

  • 3 folhas frescas de boldo-da- terra
  • 1 litro de água
  • 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de capim-limão


Modo de Preparo: Em uma panela, coloque o boldo e a água e leve ao fogo até começar a ferver. Retire do fogo e acrescente o capim-limão. tampe e deixe abafado por 10 minutos. Coe e beba 1 xícara (chá )a cada 6 horas.


Ressaca

Ingredientes:

  • 1 xícara ( chá ) de água
  • 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de boldo-da -terra picadas


Modo de Praparo: Leve a água ao fogo e deixe ferver durante 5 minutos. Após o tempo recomendado, desligue e adicione o boldo. Tampe e espere amornar. Coe, adoce com mel a gosto e tome 3 xícaras ( chá )  por dia até findar a ressaca .

Nenhum comentário:

Postar um comentário