domingo, 29 de abril de 2012

Camomila - calmante natural, Insônia, Ansiedade e Cólicas Menstruais

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Camomila ( Matricaria chamomilla )
O Camomila ( Matricaria chamomilla ) é uma erva famosa pelo seu poder sedativo e aroma intenso. Seu chá é efeciente em situações de ansiedade, irritabilidade, insônia, tensão e depressão leve, aliviando os sintomas. Quando tomado à noite, proporciona um sono calmo e, se tomando durante o dia , auxilia na prática de atividades sem o estress rotineiro. Essa erva também ajuda a resolver problemas no sistema digestivo, como inflamções na mucosa gastrointestinal, azia, gases e alivia tanto a prisão de ventre quanto a diarréia, pois regula o intestino. Os chás também são recomendados para bebês e crianças, pois tratam as cólicas tão comuns nessa fase da vida. Indicada também para combater cólicas menstruais, a camomila alivia as dores porque é anti-inflamatória e analgésica. Pesquisa da Universidade de Toyama,  no Japão, divulga no Journal of Agricultural and Food Chemistry, mostra que o chá  de camomila pode prevenir complicações do diabetes tipo 2, como cegueira e lesões nos nervos e nos rins. Pode ser consumido diariamente, mas a quantidade não deve ultraprassar 5 xícaras ( chá ) por dia. A camomila também pode ser usada externamente tratando problemas de pele, olheiras, terçol, acne, etc., pois alivia as irritações e possui ação antisséptica. Para olheiras e olhos inchados, utilize compressas de chá bem gelados.

Receitas Medicinais

 

Ansiedade

Ingredientes: 
  • 1 colher ( chá ) de flores e folhas secas de camomila
  • 1/2 litro de água 

Modo de Preparo: Ferva a camomila e a água. Espere amornar, coe e beba durante o dia.

Cólicas Menstruais

Ingredientes:
  • 2 colheres ( sopa ) de flores e folhas secas de camomila
  • 2 colheres ( sopa ) de sementes de erva-doce
  • 1 litro de água


Modo de Preparo: Em uma panela, leve a camomila, a erva-doce e a água para ferver. Espere amornar, coe e beba 1 xícara ( chá ) a cada 3 horas.

Contra Indicações: o consumo de erva-doce não é indicado para pessoas que sofrem de úlcera.




Insônia

Ingredientes:
  • 1 copo ( 250ml ) de água 
  • 1 colher ( chá ) de flores secas de maracujá
  • 1 colher ( chá ) de flores e folhas secas de camomila

Modo de Preparo: Coloque o maracujá e a camomila em uma xícara. Leve a água ao fogo e desligue antes de ferver. Despeje a água sobre o maracujá e a camomila. Abafe por 10 minutos, coe e beba 30 minutos antes de se deitar.

Contra Indicações: gestantes e pessoas com pressão arterial baixa não devem consumir maracujá


Tensão 

Ingredientes:
  • 1 copo ( 250ml ) de água.
  • 1 colher ( chá ) de gengibre fresco ralado
  • 1 colher ( chá ) de tília seca


Modo de Preparo: Em uma panela, leve a água e o gengibre para ferver durante 5 minutos. Desligue o fogo, adicione a camomila e a tília e abafe por mais 5 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba logo em  seguida.

Contra Indicações: gestantes e pessoas com cálculo biliar devem evitar o consumo de gengibre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário