quinta-feira, 17 de maio de 2012

Capim-limão - combate dor de cabeça, ansiedade e cólicas menstruais

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Capim-limão
As folhas dessa erva, quando amassadas, exalam odor de limão. Por isso, ela é chamada capim-limão, mas também é conhecida como capim santo ou capim-cidreira e é muitas das vezes confundida com a erva cidreira. O capim-limão é bastante usada para combater dores de cabeça, febre, aliviar dores, ansiedade, melhora a digestão, cólicas menstruais e intestinais,  pois possui ação analgésica e antiespasmódica (evita contrações involuntárias dos músculos e previne as convulsões).


Receitas Medicinais

 

Ansiedade

Ingredientes: 

  • 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de capim-limão picadas
  • 1 copo ( 250ml ) de água

Modo de Preparo: Coloque o capim-limão em um recipiente e amasse-o com o cabo de uma colher. Ferva a água e despeje-a sobre a erva. Abafe por 5 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba em seguida.


Dor de Cabeça

Ingredientes:
  • 2 copos ( 200ml cada )  de água 
  • 1 colher ( sopa ) de capim-limão fresco
  • 1 colher ( sopa ) de calêndula seca
  • 1 colher ( sopa ) de camomila seca 

Modo de Preparo: Ferva a água. Coloque as ervas em um recipiente, despeje a água fervente sobre elas e abafe por 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba 1 xícara ( chá ), 2 vezes por dia.

Contra Indicações: gestantes e pessoas com diarréia deve evitar o consumo de calêndula. Ja camomila em doses elavadas podem causar náuseas. Portanto manter o bom senso é sempre recomendado.



3 comentários:

  1. Por favor gostaria de saber se há incompatibilidade entre o chá de capim santo e a labirintite.
    grata, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris ! O chá de capim santo pode ser tomado por quem tem labirintite, no entanto este chá não serve como tratamento.

      Excluir
  2. tenho labirintite que tipo de chá posso tomar como tratamento auxiliar

    ResponderExcluir