sábado, 19 de maio de 2012

Cavalinha - combate artrite, cistite e trata a conjuntivite

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
cavalinha ( Equisetum arvense )
Planta rica em nutrientes como potássio, cálcio, flavonoides, taninos e vitamina C,  a cavalinha (Equisetum arvense) é recomendada para previnir a osteoporose e o reumatismo. É usada para celulite, úlceras gastricas e fraquezas em geral, e também pode ser utilizada em compressas, para emenizar olheiras, inchaços nos olhos, combater conjuntivite, acnes, possui ação anti-inflamatória e ainda regula o excesso de mesntruação. Vale lembrar que esta planta também  é tido como um poderoso diurético que é indicado em casos de afecções nos rins e na bexiga, com as cistites e infecções urinárias.

Receitas Medicinais


Cistite

Ingredientes:

  • 1/2 litro de água
  • 1 colher de (sobremesa) e talos frescos de cavalinha picados

Modo de Preparo: Leve os ingredientes ao fogo e ferva por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Tome 1 xícara ( chá )  2 vezes ao dia.


Artrite 

Ingredientes:
  • 3 xícaras ( chá ) de água 
  • 1 colher ( sopa ) de sementes frescas de erva-doce
  • 1 colher ( sopa ) de raiz fresca de bardana
  • 2 colheres ( sopa ) de talos frescos de cavalinha 


Modo de Preparo: Ferva a água, a erva-doce e a bardana durante 3 minutos. Desligue e acrescente a cavalinha. Abafe por 5 minutos, coe e tome 1 xícara  ( chá ) antes das principais refeições.

Contra Indicações: o consumo de erva-doce não é recomendado para pessoas que sofremde úlcera. Já a bardana não deve ser ingerida por crianças, gestantes e pessoas com diarréia crônica;.

Nenhum comentário:

Postar um comentário