domingo, 27 de maio de 2012

Erva-Baleeira - cicatrizaçãode feridas externas, dores musculares, reumatismos e úlceras

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Erva-baleeira  (cordia verbenacea )
Erva-baleeira  (cordia verbenacea ) é um arbusto ereto ramificado, aromático, com a extremidade dos ramos um tanto pendentes. Possui folhas simples, aromáticas e flores pequenas. Nos dias de hoje as folhas da erva-baleeira é amplamente utilizada na medicina caseira, principalmente nas regiões litorâneas do Sudeste e Leste, onde é considerada anti-inflamatória,  analgésica, antiartrítica, tônica e antiulcerogênica. O seu chá também é empregado para cicatrizaçãode feridas externas e para úlceras, e recomendado para reumatismos, artrite reumatóide, gota, dores musculares, nevralgias e contusões.

 

Receita Medicinal

 

Chá de Erva-baleeira

Ingredientes:
  • 2 colheres ( sopa ) de folhas e talos
  • 1 litro de água
Modo de Preparo: Leve ao fogo a água, as folhas e talos da erva-baleeira, até levantar a fervura, desligue. Tampe e deixe abafar por 10 minutos. Agora basta coar e beber 3 xícaras ( chá ) ao longo do dia.

Observação: também é possível usar o chá de erva-baleeira aplicando a compressa sobre região que se encontra as dores musculares ou contusões, de três a quatro vezes ao dia.

Contra-indicações: para crian­ças em geral, na gravidez, na lactação, e pessoas sensíveis às substâncias presentes na erva-baleeira.



4 comentários:

  1. OK
    Mas me digam as folhas e os talos são secos triturados macerados ou moídos feito pó?
    Gratos

    ResponderExcluir
  2. São colhidos, lavados e depositados em uma caneca ou panela. Levados ao fogo e fervidos por 10 a 15 minutos.
    Tbm utilizado como garrafadas, com álcool e sal grosso dentro uma garrafa pet, pra esfregações, massagens (articulações, reumatismos e inflamações musculares).

    ResponderExcluir
  3. A muito faço uso da baleeira para dores musculares agora estou em dúvida quanto a sua eficácia no tratamento de infecções internas, como ouvido garganta estomago.Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir