segunda-feira, 21 de maio de 2012

Erva doce - prisão de Ventre, má digestão, mau hálito e TPM

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
erva-doce ( Foeniculum vulgare )
Popularmente a erva-doce ( Foeniculum vulgare ) é utilizada para má digestão, mau hálito, prisão de ventre, gases e diurético, afirmam especialistas em medicina complementar. A razão dessaa planta ser tão benéfica ao aparelho gastrointestinal está nos óleoas essenciais presentes em sua composição. Eles estimulam as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, o que aumenta a salivação e as secreções pancreáticas, responsáveis pela digestão dos alimentos. Os óleos essenciais ainda auxiliam no tratamento de cólicas e soluços e dilatam os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial elevada. Já os fitoesteróis da erva-doce, substâncias com uma ação semelhante ao hormônio estrogênio, estimulam as mamas, aumentando a produção de leite.

Receitas Medicinais



Prisão de Ventre

Ingredientes: 
  • 1 xícara ( chá ) de água
  • 1 colher ( chá ) de sementes secas de erva-doce
Modo de Preparo: Leve a água e a erva-doce para ferver por 5 minutos. Coe e adoce com mel a gosto. Beba até 4 xícaras ( chá ) por dia.



TPM - Tensão Pré Menstrual ( receita medicinal especial ! )

Ingredientes:
  • 2 colheres ( sopa ) de sementes secas de erva-doce
  • 2 colheres ( sopa)  de ramos frescos de alecrim
  • 1/2 litro de água
Modo de Preparo: Leve a erva-doce, o alecrim e a água ao fogo para ferver por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Adoce com mel a gosto e tome até 2 xícaras ( chá ) por dia.

Contra Indicação: gestantes, diabéticos e pessoas com pressão alta não devem consumir o alecrim.


2 comentários:

  1. Que ótimo minha mãe sempre dizia mas achava que era crenças passadas pela família bom saber, ótimo site !

    ResponderExcluir
  2. o cha da erva doce realmente alivia os sintomas da tpm tipo dor na mama e a irritabilidade ! Tome o cha , faca uma caminhada e veja como é benéfico. Boa sorte.

    ResponderExcluir