terça-feira, 15 de maio de 2012

Guaco - tratamento de bronquite, Pulmões Congestionados, Asma e mais benefícios

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Guaco
O guaco ( Mikania glomerata ) tem trazido bastante benefícios para os pulmões, quando eles estão congestionados: a planta ajuda a eliminar as secreções, pois dilata os brônquios. O chá preparado com suas folhas funciona como expectorante natural e é indicado em casos de gripes, resfriados, asma e bronquite. Ao contrário de que alguns possam pensar ele não é só para aliviar os pulmões que o guaco serve. Ele também acalma a tosse e, por ser antisséptico, combate inflamações na garganta. É eficiente no tratamento de úlceras e contribui para a cicatrização de feridas. Segundo alguns fitoterapeutas e nutricionista o guaco melhora a respiração , pois é mucolítico ( quebra o muco característico das gripes e dos resfriados ), também melhora a circulação sanguínea e a digestão. Estudos científicos foram feitos pelo Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biólogicas e Agrícolas da Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP ) que comprovam que o extrato de guaco é eficiente no tratamento de úlceras gástricas.

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Chá de Guaco

 

Receitas Medicinais




Pulmões Congestionados

Ingredientes: 
  • 1 litro de água
  • 1 colher ( sopa ) de folhas frescas de guaco
  • 1 maçã picada sem sementes
Modo de Preparo: Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo ate começar a ferver. Desligue, acrescente o guaco e a maçã, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba 1 xícara ( chá )  a cada 8 horas.


Crise de Bronquite 

Ingredientes:
  • 1/2 de folha fresca de guaco
  • 1 xícara ( chá ) de água
Modo de Preparo: Em um recipiente, amasse o guaco com o cabo de uma colher. Ferva a água e despeje-a sobre a planta. Abafe por 3 minutos, coe, adoce com mel a gosto e beba em seguida.


OBSERVAÇÃO: Recomendamos não ultrapassar o consumo de 3 xícaras ( 200ml ) de chá de guaco por dia, por no maxímo 10 dias seguidos, caso haja necessidade de voltar a consumir o chá faça após um mês de intervalo


e-mail: atendimento@ervasmedicinaiscuram.com

2 comentários: