sexta-feira, 11 de maio de 2012

Hortelã - combate azia, dores reumáticas, tira febre e muito mais

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Hortelã
O sabor da hortelã (menta piperita) é bastante agrádavel, também é ingrediente comum diversas receitas culinárias e em soluções caseiras para combater problemas de saúde. Essa erva é recomendada como expectorante, antimicrobiana, antifúngica,  antialérgica, antioxidante, no tratamento de dores e inflamações dentárias, dores reumáticas, nevralgicas e nos casos de amebíase a giardíase, todos esse benefícios são afirmados por nutricionistas do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais ( IBPM ). Para ir mais além nos benefícios encontrados na hortelã, pesquisadores da Universidade Federal de Brasília ( UNB ) divulgaram recentemente que o princípio ativo óxido de piperitenona, presente na erva, tem a capacidade de matar amebas e giárdias, que são germes responsáveis por problemas como dor de barriga, diarréia e vômito.Veja abaixo algumas receitas separadas especialmente pra você caro leitor :

Receitas Medicinais

 

Febre

Ingredientes:

1 litro de água
3 colheres ( sopa ) de folhas frescas de hortelã
1 colher ( sopa ) de folhas e flores secas de malva

Modo de Preparo: Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente as folhas de hortelã e a malva. Tampe e deixe abafado por 3 minutos. Coe e tome 1 xícara ( chá ) a cada 8 horas, levemente quente.

Contra Indicações: A malva não é indicada em casos de diarréia crônica.


Combater Azia

Ingredientes:

5 folhas frescas de hortelã 
1 xícara ( chá ) de água fervente

Modo de Preparo: Coloque as folhas frescas de hortelã em uma xícara ( chá ) vazia. Agora despeje a água fervente, tampe e deixe abafado por 3 minutos. Espere amornar, coe e beba em seguida.

Não há contra indicação


Mau Hálito 

Ingredientes:

1/2 litro de água
1 colher ( sopa ) de folhas frescas de hortelã 
1 maça picada sem sementes

Modo de Preparo:  Ferva a água por 5 minutos. Adicione as folhas de hortelã e a maçã picada e ferva por mais 2 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar até amornar. Beba 2 xícaras ( chá ) por dia, mastigando a hortelã e a maçã junto com o chá.


Reduzir Dores Reumáticas

Ingredientes:

1 litro de água 
2 colheres ( sopa ) de folhas frescas de hortelã
3 folhas secas de louro

Modo de Preparo: Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até começar a ferver. Acrescente as ervas, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara ( chá ) a cada 6 horas.

Contra Indicações: o louro não pode ser consumido por gestantes.


Febre

Ingredientes: 

1 colher ( chá ) de folhas frescas de hortelã
1 colher ( chá ) de gengibre ralado
1 colher ( chá ) de flores secas de sabugueiro 
3 xícaras (chá ) de água

Modo de Preparo: Ferva a água por 3 minutos e despeje sobre as ervas, em uma panela. Tampe e deixe abafado por 5 minutos. Coe e adoce com mel a gosto. Beba ainda quente, 3 xícaras ( chá ) por dia.

Contra Indicações: gestantes e pessoas com cálculo biliar devem evitar o consumo de gengibre.


Eliminar Catarro

Ingredientes: 

1 litro de água
3 colheres ( sopa ) de folhas frescas de hortelã
1 colher ( sopa ) de folhas e flores de malva

Modo de Preparo: Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente as folhas de hortelã e a malva. Tampe e deixe abafado por 3 minutos. Coe e tome 1 xícara ( chá ) a cada 8 horas, levemente quente.

Contra Indicações: a malva não é indicada em casos de diarréia crônica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário