quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sabugueiro - Cura de resfriados, febre e diurética

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Sabugueiro ( Sambucus australis )
Sabugueiro ( Sambucus australis ), nativa do sul da América do Sul, incluindo o Brasil, principalmente Sul e Sudeste. Arbusto grande de 3 a 4 metros de altura, de copa irregular e ramificada, de flores pequenas, de cor branca, odoríferas, reunidas em inflorescências terminais. Suas folhas são consideradas inseticidas e empregadas no preparo de inseticida caseiro ( orgânico ).  Todas as partes da planta têm sido empregadas na medicina natural em várias partes do mundo há séculos, contudo, nos dias atuais, há uma tendência de maior uso de suas flores secas, usadas externamente em dermatoses, queimaduras leves como antisséptica, cicatrizante e anti-inflamatória. As flores e os frutos ( de cor roxo-escura  quando maduros, contendo de 3 a 5 sementes ), são usados popularmente nos resfriados; a casca , para artrite reumatóide, como diurética, é recomendada em forma de chá como estimulante da sudorese ( combate a febre ). As folhas contêm um glicosídeo cianogênico tóxico, não devendo ser utilizadas oralmente.

Receita Medicinal 


Chá de Sabugueiro 

Ingredientes:
  • 2 colheres ( sopa ) de flores de sabugueiro
  • 1 litro de água

Modo de Preparo: Em uma panela, leve as flores de sabugueiro e a água  ao fogo, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe abafado por 10 minutos. Espere amornar, coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia.

4 comentários:

  1. como faco o insetecida cazero com as folhas do sabugeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walmor ! basta pegar as flores secas de sabubueiro e introduzir entre a roupa de cama para evitar ataques de insetos.

      Excluir
  2. dizer que é inseticida! isso é um absurdo porque eu resolvi o problema de um dos meus filhos, ele sofria de alergia e cansaço, usei duas folhas em dois dedos de água em um copo americano e a mesma quantidade de mel de abelha, meu filho ficou bom hoje ele tem 11 anos. Graças a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! não há nada de absurdo em dizer que as folhas de sabugueiro pode ser utilizada para o preparo de inseticida caseiro. Lembrando que todas as partes da planta tem sido utilizada na medicina natural. Todas as informações contidas nesta postagem foram baseados em pesquisas .

      Excluir