domingo, 24 de junho de 2012

Calêndula ( Calendula officinalis ) - combate corrimentos vaginais, diminui o fluxo menstrual e muitos outros benefícios

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Calêndula ( Calendula officinalis )
Acreditava-se que elevava o espírito e trazia alegria. É uma das plantas medicinais mais usadas e mais versáteis. Há diversas versões de cremes e pomadas para uso externo, mas também poder ser ingerida para o tratamento de problemas digestivos, ginecológicos ou de pele e reumatismos. Os pricipais componentes da calêndula são: resina, óleo volátil, flavonoides, mucilagem, triterpenos, esteroides e carotenos. Sua ação é adstringente, bactericida, fungicida, anti-inflamatória, cicatrizante, antiespasmódica e regula a menstrução.

Veja abaixo como usar


Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão, três vezes ao dia, para tratar inflamações no aparelho digestório. Também é indicada para combater corrimentos vaginais. Feridas na gengiva ou aftas podem ser tratadas com gargarejo.

Tintura - Tome 1 colher ( chá ), três vezes ao dia, para tratar problemas mentruais ( irregularidade, cólicas e fluxo intenso ).

Óleo Macerado - Use como pomada em microvarizes. Para aliviar queimaduras de sol, misture com 20% de óleo de lavanda.

Creme/Pomada - Aplique em cortes e arranhões pequenos, ou qualquer inflamação ou irritação na pele. Use também em eczemas, mamilos rachados e frieiras. Pode ser empregada em queimaduras leves ( incluindo as de sol ), acne, pé de atleta e micoses.


Observação: uso não recomendado durante a gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário