sábado, 30 de junho de 2012

Chicória ( Cichorium intybus ) - estimula o apetite, melhora a digestão e ajuda a manter a flora intestinal

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Chicória ( Cichorium intybus )
Nativa da região do Mediterrâneo, é cultivada em diversas partes do mundo, onde é consumida como verdura. Também é cultivada para substituir o café. A planta é bastante amarga e é um excelente digestivo, estimulante, tônico e laxante leve. Seus principais componentes são: lactonas ( lactucina e lactupicrina ), oligossacarídeos, sesquiterpeno, inulina (na raiz ), glicosídeos, vitaminas e minerais. Sua ação é laxante, diurética, sedativa, atua como tônico digestivo e hepático. 

 

Veja abaixo como usar



Decoção - Tome 1 xícara de uma decoção padrão feita com a raiz, três vezes ao dia, para estimular o fígado e o sistema digestório. Use 1 xícara diluída em 1/4 de xícara de água ( para uma decoçao mais leve ), duas vezes ao dia, para constipação. A chicória contém oligossacarídeos que são probióticos e ajudam a manter a flora intestinal.

Infusão -  Faça uma infusão padrão com as folhas e as flores. Tome 1 xícara, três vezes ao dia, para melhorar a digestão.

Tintura - Tome 2 ml da tintura feita com a raiz, três vezes ao dia, para estimular o apetite.

Extrato Fluido - Os extratos têm sido usados com êxito para curar parasitoses em ovelhas e bovinos, mais há pouca pesquisa sobre os efeitos em seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário