quinta-feira, 28 de junho de 2012

Como preparar chás medicinais ( maceração, infusão, decoção ) - Ervas Medicinais

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Muitos chás são apreciados pelo sabor e poder refrescante, como o delicioso mate, outros são usados somente como medicamento para o tratamento natural dos mais diferentes males. No caso dos chás medicinais, é preciso tomar certos cuidados para prepará-los corretamente. Os estudos comprovam que as plantas não só alimentam mas também curam. Muitas vezes encontramos tratamentos naturais à base de ervas e outras plantas medicinais e, no entanto, não sabemos como usá-las corretamente. Portanto, vale a pena conferir como podemos utilizá-las, nos mais diversos processos. Há diferentes maneiras para se preparar os chás, e todas elas estão diretamente ligadas à composição e às qualidades de cada erva ou planta medicinal. As formas mais conhecidas são:

Por Maceração - Coloque de molho, em água fria, à temperatura ambiente, 1 a 2 colheres ( chá )  das ervas secas ou frescas para cada xícara de água. Para as partes mais duras, o período de espera adequado é de 18 a 24 horas e, para as partes mais macias, de 12 a 18 horas. Em seguida, aqueça tudo levemente, coe e beba o chá (de  preferência sem adoça-lo ), 3 a 5  xícaras por dia.

Por Infusão - Coloque as ervas ( frescas ou secas ) na proporção de 1 a 2 colheres ( chá )  das ervas para cada xícara de água, dentro de um recipiente, e despeje água fervente sobre elas. Deixe repousar de 5 a 10 minutos. Se forem utilizadas as partes mais duras das plantas, tais como cascas e raízes, o tempo de repouso na água fervente deverá ser de 20 a 30 minutos. Em seguida, coe e beba o chá  de preferência ao natural, sem açúcar, de 3 a 5 vezes.

Por Decoção - Coloque em um recipiente com água fria, as ervas secas ou frescas, na proporção de 1 a 2 colheres ( chá ) de erva para cada xícara de água. Leve ao fogo brando e deixe cozinhar. Se utilizar as partes mais duras das plantas ( raízes, cascas, talos, sementes ), estas deverão ser picadas e o tempo de cozimento deverá ficar entre 20 a 30 minutos. As partes mais tenras ( flores e folhas ) levam cerca de 3 a 5 minutos de cozimento. Depois do cozimento, deixe a mistura em repouso por alguns minutos, coe e beba de 3 a 5 xícaras por dia, de preferência sem adoça-la.

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/


2 comentários:

  1. Minha menstruação esta atrasada quase um mesma linhaça pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Tem alguma contra indicação em fazer um chá concentrado. O indicado é usar de 1 a 2 colheres de chá para uma xícara e de 3 a 5 vezes ao dia. Poderia colocar digamos em uma xícara 4 a 5 colheres e tomar duas vezes ao dia? Teria o mesmo efeito ou tem algo que não é benéfico? Agradeço o retorno, grato.

    ResponderExcluir