quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dokudami ( Houttuynia cordata ) - tosses com catarro, infecções urinárias, abcessos e furúnculos

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Dokudami ( Houttuynia cordata )
Já foi usado como antídoto para venenos. Seu nome vem do japonês e significa " bloqueador de veneno ". Em chinês, é chamado de yu xing cao, que significa " planta com cheiro de peixe "; server para dar sabor a pratos salgados. No Japão é usado como desintoxicante. Os principais componentes planta são: flavonoides  (incluindo quercetina e hiperina ), terpenos ( incluindo limoneno e canfeno ), linalol, sitosterol, sais de potássio, óleos voláteis ( incluindo decanol - acetaldeído ). Tem ação adstringente, diurética, bactericida, laxante, antisséptica urinária, anti-inflamatória, antitussígena e cicatrizante.

Veja abaixo como usar


Infusão - Faça uma infusão padrão. usando a erva fresca, e tome 2 xícaras em um dia, todo mês, para desintoxicar-se.

Xarope -  Misture 450ml  de mel em  600ml de uma infusão padrão com quantidades iguais de infusões de dokudami e flor-balão. Tome 1 colher ( chá ), cinco vezes ao dia, para tratar tosses com secreção.

Decoção - Faça uma decoção padrão com a planta inteira e tome 2 xícaras todos os dias para tratar abcessos e furúnculos. Porém a melhora só ocorre após o dreno.

Tintura - Tome 2 colheres ( chá ), três vezes ao dia, para tratar infecções urinárias ou dor ao urinar. Se os sintomas persistirem, procure um médico.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber se gestante pode consumir o cha desta erva

    ResponderExcluir
  2. oi , comprei em uma loja de ervas por está escrito que ajuda a equilibrar o organismo, mas como adstringente como poderia ser feito como chá ou como uma loção para pele.

    ResponderExcluir
  3. minha acupunturista me deu esse chá para colocar na mâo gelado embebedado em uma algodão em cima do local onde uma agua viva encostou, minha mão em um dia esta ótima sem bolhas, desinchada, e sem dor.

    ResponderExcluir