segunda-feira, 11 de junho de 2012

Equinácea ( Echinacea purpurea ) - tratamento de infecções agudas, inflamação na garganta, gripes e resfriados

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Equinácea ( Echinacea purpurea )
Nativa da região sudeste dos Estados Unidos, era usada pelos indígenas para combater febres e ajudar na cicatrização de ferimentos. Foi introduzida na Europa no século 19, e tem sido muito pesquisada desde então. É indicada como antibiótico no tratamento de diversas infeccões. Os principais componentes da equinácea são: óleo volátil ( incluindo humuleno ), glicosídeos, alcamidas, inulina, polissacarídeos, poliacetilenos ( antibiótico ). A planta estimula os sistemas imunológico, e linfático, antialérgica e antibiótica. Suas partes usadas são raízes e folhas.

 Veja abaixo como usar 


Infusão - Tome 1 xícara de infusão padrão feita com folhas frescas, três vezes ao dia, contra gripe e resfriado.

Decocção - Tome 10ml  ( 2 colheres de sopa ) de uma decocção padrão feita com a raiz, a cada 4 horas, em infecções agudas. Combina bem com agrimônia.

Gargarejo / Enxaguatório Bucal -  Use 1 xícara da decocção feita com a raiz ou 10ml da tintura com 1 copo de água morna e faça gargarejos, três vezes ao dia, em casos de dor e inflamação na garganta e aftas.

Tintura - Tome 5ml ( 1 colher de chá ) de tintura, três vezes ao dia, para tratar infecções urinárias. Misture com uma quantidade igual de tintura de aparine,  em casos de gânglios inchados ou febre glandular. Para gripes e resfriados, tome 10 ml da tintura, quatro vezes ao dia, por 48 horas.

Creme/Pomada - Use em cortes infeccionados, acne, arranhóes e abscessos


Observação: doses altas podem causar náuseas e diarreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário