quinta-feira, 28 de junho de 2012

Hissopo ( Hyssopus officinalis ) - combate tosses com secreção, resfriado, gripe e combate indigestão

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Hissopo ( Hyssopus officinalis )
Atualmente é cultivado em diversos lugares, mas originalmente é encontrado em regiões rochosas do Mediterrâneo. Em jardins, mantém as borboletas longe das brássicas. Pode ser usado na culinária para temperar ensopados ou como erva medicinal para tratar tosses e gripes. Seus principais componentes são: óleo volátil ( incluindo canfôra e pinocanfona ), flavonoides, terpenos ( incluindo marrubina ), hissopina e taninos. Sua ação é expectorante, carminativa, diaforética, antiespasmódica, hipertensiva, emenagoga e há relatos de ação antiviral. Partes usadas erva são: partes aéreas, flores e óleo essencial.

Veja abaixo como usar


Infusão - Tome 1/2 xícara de uma infusão padrão, a cada 2 horas, para estimular a produção de suor em estágios iniciais de resfriado e gripe.

Tintura - Tome 4 ml, três vezes ao dia, para diminuir gases e tratar indigestão, especialmente as de fundo nervoso.

Xarope - Misture 600 ml de uma infusão feita apenas com as flores com 450ml de mel. Use contra tosses com secreção. Tome 1 colher ( chá ) sempre que necessário. Pode ser combinado com tomilho, tussilagem e verbasco.

Pomada Para o Tórax - Misture 1 colher ( sopa ) do óleo macerado de hissopo com 2 gotas de óleo essencial de tomilho e de eucalipto. Massageie o peito com a mistura em casos de bronquite ou resfriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário