terça-feira, 26 de junho de 2012

Lavanda ( Lavandula angustifolia ) - combate a insônia, alivia dores musculares, tensões e alivia asma

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Lavanda ( Lavandula angustifolia )
O nome vem do latim lavare (" lavare, enxaguar "). Tem sido usada por anos para aromatizar óleos de banho e sabonetes. Originária do Mediterrâneo, é bastante associada a indústria de perfumes do sul frança. As flores são muito valorizadas por seus efeitos sedativos e calmantes, e o óleo essencial é usado para tratar problemas respiratórios e dores musculares. Seus principais componentes  da lavanda são: óleo valáteis (cineol e acetato de linalil em grande parte), taninos, cumarinas, flavonoides e triterpenos. Sua ação é relaxante, antiespasmódica, tônica para o sistema nervoso, estimula a circulação, bactericida, analgésica, carminativa, colagoga, antidepressiva. Partes usadas da erva são as flores e óleo essencial.

Veja abaixo como usar 


Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as flores, três vezes ao dia, para amenizar esgotamento ou dores de cabeça causadas por tensão. Uma xícara antes de dormir pode ajudar a combater a insônia e, depois das refeições, ajuda a digestão.

Tintura - Tome 5ml, duas vezes ao dia, para tratar dores de cabeça, depressão ou nervosismo. Pode também ajudar a aliviar asma, especialmente se os ataques são desencadeados por problemas nervosos.

Óleo de Massagem - Dilua 2ml do óleo essencial em 2 colheres ( chá ) de óleo vegetal. Use para aliviar dores musculares e tensões, massageando têmporas e pescoço.

Óleo Essencial - Passe um pouco em picadas de insetos ou coloque 10 gotas em 50ml de água e use como loção pós-sol. Adicione 4 gotas em um lenço e coloque dentro do travesseiro para dormir melhor.

Condicionador - Dilua 1ml do óleo essencial em uma jarra de água e use para finalizar o enxágue do cabelo em caso de piolhos e lêndeas. Outra opção é colocar algumas gotas de óleo em um pente fino e passá-lo nos cabelos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário