sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rosa-mosqueta ( Rosa canina ) - tratar diarreia, gastrite, cólicas e suplemento alimentar

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/Nativa da Europa, do oeste asiático e do noroeste da África, hoje é encontrada por toda a América do Norte  e Nova Zelândia, onde é considerada invasiva. O nome científico vem de uma tradição romana que afirmava, erroneamente, que a raiz ajudava a curar a raiva transmitida pelos cães. Os fruto são ricos em vitamina C e podem ser transformados em xaropes. Seus principais componentes são: Vitaminas A, B1, B2, B3, C e K, taninos, flavonoides, polifenóis, carotenoides, óleo volátil. A rosa-mosqueta tem ação nutriente, adstringente, diurética, anti-inflamatória. Partes usadas frutos e folhas.

Veja abaixo como usar 


Xarope - Forma popular de suplemento alimentar para crianças e para dar sabor a outros remédios e xaropes para tosse. Adicione 225ml de mel e 300ml de uma decoção forte feita com os frutos ( reduza uma decoção padrão até a metade do volume original e depois peneire ). Tome 5ml.

Tintura - Tome 5ml ( 1 colher de chá ) da tintura, três vezes ao dia, para tratar diarreia, gastrite e cólicas ou como diurético leve.

Infusão - As folhas podem ser usadas para fazer um chá de uso diário. 

Frutos frescos - Os frutos podem ser consumidos como suplemento alimentar, mas tire as sementes antes de comer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário