quinta-feira, 21 de junho de 2012

Uva-ursi ( Arctostaphylos uva-ursi ) - combater retenção de líquidos, tratar problemas do trato urinário ou corrimento vaginal

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/Nativa de áreas úmidas da Ásia. da América do Norte e da Europa. é um dos vegetais preferidos dos ursos,  o que explica seu nome latino - literalmente " a uva do urso ". É bastante usada por fitoterapeutas como um antisséptico urinário, graças à presença de hidroquinonas, substâncias que ajudam a limpar o trato urinário. Também conhecida como uva-ursina. Seus principais componentes sãos os hidroquinonas (incluindo arbutin), ácido ursólico, ácido tânico, ácido gálico, glicosídeos fenólicos, flavonoides, óleo volátil, resina, taninos. Sua ação é adstringente, bactericida, antisséptica do sistema urinário, possivelmente diurética, estanca sangramentos, acelera o parto.

Veja abaixo como usar 


Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas, três vezes ao dia, para cistite temporária, uretrite ou queimação ao urinar. É frequentemente misturada com as outras ervas medicinais, como a aparine ( Gallium aparine ) .

Tintura - Tome de 40 a 80 gotas, três vezes ao dia, para tratar problemas do trato urinário ou corrimento vaginal.

Cápsulas - Disponíveis em farmácias especializadas, são normalmente misturadas com outras ervas para combater retenção de líquidos. Siga as instruções da embalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário