quinta-feira, 19 de julho de 2012

Alcaçuz ( Glycyrrhiza glabra ) - auxilia no tratamento da gastrite, reduz a acidez estomacal, trata problemas respiratórios e muito mais

http://www.ervasmedicinaiscuram.com
Alcaçuz ( Glycyrrhiza glabra )
Nativo da região do mediterrâneo e do sudeste da Ásia, tem sido valorizado desde a Antiguidade pelo seu sabor adocicado. Os romanos o usavam como remédio para asma e tosse. Seu cultivo espalhou-se para o Norte da Europa no século 15. Há uma espécie correlata na Ásia, Glycyrrhiza uralensis, conhecida como o avó  de todas as ervas e muito usada na medicina chinesa. Seu principais componentes são as substâncias estrógenas, saponinas, glicirrizina, cumarinas, flavonoides, asparagina e esteroides. Possui ação anti-inflamatória, emoliente, estimula as adrenais, laxante suave, expectorante, diminui o colesterol, regula o PH estomacal. A parte usada da planta é a raiz.

Veja abaixo como usar


Decocção - Tome 1 xícara de uma decocção padrão, três vezes ao dia, para reduzir a acidez estomacal e diminuir inflamações e úlceras no estômago. Tome 1 xícara antes de dormir para combater constipações leves.

Xarope - Misture a decocção com uma quantidade igual de mel. Combina bem com tomilho, hissopo ou ênula para tratar problemas respiratórios. 

Tintura -  Tome 1 colher ( chá ), três vezes ao dia, para tratar gastrite, úlcera péptica, afta ou acidez estomacal. A mesma quantidade em xarope alivia tosses.

Extrato Fluido - Tome entre 1-2 ml, três vezes ao dia, para estimular os rins, especialmente após tratamento com esteroides, ou ingira como um tônico digestivo.

Banho - Adicione 1 colher ( chá ) da tintura em 50 ml  de água morna e use para lavar a pele irritada ou inflamada


Cuidado: não use na gravidez, em casos de pressão alta ou se estiver tomando remédios à base de digoxina. Não tome por períodos prolongados, exceto sob orientação médica.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário