sábado, 7 de julho de 2012

Erva-férrea ( Prunella vulgaris ) - diminui o fluxo menstrual, dores de cabeça, estresse e muitos outros benefícios

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Erva-férrea ( Prunella vulgaris )
O nome em inglês é self-heal, que significa auto curativa. Foi considerada por muito tempo uma cicatrizante. Nativa da Europa e da Ásia, é usada para curar ferimentos e como tônico. As flores são bastante empregadas na medicina chinesa para tratar problemas no fígado. Seus principais componentes são os flavonoides ( incluindo rutina ), vitaminas A, B1, C, K e ácidos graxos essenciais, óleo volátil, principio amargo. A erva-férrea possui ação bactericida, hipotensiva, diurética, adstringente, hemostática, cicatrizante, febrífuga e tônica hepática. As partes usadas da erva são as aéreas e as flores.

Veja como abaixo como usar


Tintura - Use as flores e caules frescos. Tome 1 colher ( chá ), três vezes ao dia, para reduzir sangramentos, incluindo fluxo menstrual intenso ou ferimentos.

Gargarejo - Ferva 1/2 colher ( chá ) da erva seca em 1 xícara de água e deixe esfriar; use para tratar sangramentos e inflamações na boca, além de garganta irritada.

Infusão - Use uma infusão padrão feita com as flores para tratar distúrbios hepáticos relacionados ao estresse, irritabilidade, pressão alta, problemas oculares e dores de cabeça. Para tratar hiperatividade em crianças, um fitoterapeuta deve ser consultado para acertar a dose. Pode ser combinada com outras ervas.

Compressa - Use as folhas frescas sobre ferimentos

Creme/ Pomada - Aplique para tratar hemorroidas com sangramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário