domingo, 15 de julho de 2012

Esquisandra ( Schisandra chinensis ) - auxilia no mau funcionamento do fígado, estimula a circulação, combate insônia e ativa a energia sexual

http://www.ervasmedicinaiscuram.com
Esquisandra ( Schisandra chinensis )
Originária do nordeste da China e do Japão, é valorizada como afrodisíaco, embora também seja usada para tratar tosse, diarreia, insônia e alergias cutâneas. Os frutos são chamados, em madarim, de wu zei zi, que significa " semente de cinco sabores ", já que fornecem os cinco sabores descritos na medicina tradicional chinesa. Sua ação é bactericida, adstringente, tônica, afrodisíaca, estimula a circulação, expectorante, hipotensiva, sedativa e estimula o útero. O principal componente da planta chama-se fitoesteroides, e a principal parte utilizada são os frutos.

Veja abaixo como usar


Frutos - Mastigue alguns frutos a cada cem dias, como um tônico.

Decocção - Tome 1 xícara de uma decocção padrão com uma pitada de gengibre em pó, três vezes ao dia, para tratar tosse e falta de ar. Para combater insônia, beba 1 xícara, sem o gengibre, antes de dormir.

Tintura - Tome 5 ml com um pouco de água, três vezes ao dia, em caso de mau funcionamento do fígado.

Loção - Dilua 30 ml da tintura em 300 ml  de água e use para lavar a pele irritada.

Vinho Tônico - Coloque 115 g dos frutos em uma garrafa e cubra com 600 ml de saquê. Feche bem e deixe em um lugar fresco e arejado por um mês, sacudindo a garrafa de vez em quando. Peneire e tome uma dose ( taça de licor ) para ativar a energia sexual. 

Contra Indicação - Não use na gravidez ou se estiver resfriado e com febre ou calafrios. Doses altas podem dar azia.

Um comentário: