domingo, 1 de julho de 2012

Groselha ( Ribes nigrum ) - tratamento de eczemas, menstruação irregular, artrite e contém vitamina C

http://www.ervasmedicinaiscuram.com
Groselha ( Ribes nigrum )
Tem origem em regiões temperadas da Europa e da Ásia e é bastante empregada na culinária. Os frutos, ricos em vitamina C, são difíceis de encontrar na natureza e devem ser cultivados em casa para uso medicinal. As folhas são consideradas diuréticas. Os principais componentes são: óleo volátil, taninos, vitamina C, potássio, ácidos graxos essenciais, incluindo o ácido gama-linolênico. Sua ação é adstringente, febrífuga, diurética e antirreumática. As partes utilizadas da planta são as folhas, frutos, óleo da semente. 


Veja abaixo como usar 


Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas em caso de gripes e resfriados com febre.

Óleo de Semente - Rico em ácido gama-linolênico, está disponível comercialmente como uma alternativa ao óleo de erva-dos-burros no tratamento de eczemas, menstruação irregular, artrite etc. Use a dosagem indicada na embalagem.

Gargarejo - Use 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas, três vezes ao dia, para tratar aftas e garganta irritada.

Tintura - Tome 1 colher ( chá ) da tintura feita com as folhas, misturada a um pouco de água, três vezes ao dia, para ajudar a eliminar fluidos em casos de pressão alta.

Suco - Tome 2 colheres ( chá ), três vezes ao dia ( de preferência fresco, sem açúcar ), para tratar diarreia e problemas digestivos. Também fornece vitamina C, contra gripes, resfriados e pneumonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário