quarta-feira, 18 de julho de 2012

Tanaceto ( Tanacetum parthenium ) - auxilia no tratamento de enxaquecas, problemas menstruais e ajuda aliviar as cólicas

http://www.ervasmedicinaiscuram.com
Tanaceto ( Tanacetum parthenium )
Encontrado em zonas temperadas, atualmente é usado para tratar enxaquecas. Os primeiros fitoterapeutas, como Nicholas Culpeper, em 1653, acreditavam que era um " fortalecedor do útero ". Já foi empregado para tratar artrite e reumatismo. É cultivado como planta ornamental. Seus principais componentes são os taninos, cânfora, óleo volátil, piretrina e lactonas sesquiterpênicas. Possui ação anti-inflamatória, vasodilatadora, relaxante, estimula a digestão, emenagoga, vermífuga e amarga. Partes usadas da planta são as aéreas.

Veja abaixo como usar 


Infusão - Tome 1 a 2 xícaras ( chá ) de uma infusão leve feita com 15g das partes aéreas e 600 ml de água. Use após o parto para tonificar e desintoxicar o útero. Tome 1 xícara, três vezes ao dia, para tratar problemas menstruais relacionados a congestão e fluxo lento.

Compressa - Frite um punhado de folhas em um pouco óleo, deixe esfriar e coloque sobre o abdômen, para  aliviar as cólicas.

Tintura - Use 5-10 gotas, em intervalos de 30 minutos, logo no início de uma enxaqueca. É mais afetiva em casos de enxaquecas " frias ",  ou seja, causadas por vasoconstrição, que também são aliviadas com toalhas quentes. Para os estados agudos de artrite reumatoide, adicione 2ml , três vezes ao dia, em remédios herbais, como de semente de aipo, salgueiro branco ou garra-do-diabo ( Harpagophytum procubens ).

Cuidados: podem aparecer aftas após a ingestão das folhas. Evite se estiver tomando drogas anticoagulantes, como a varfarina. Não use na gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário