sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Verbasco ( Verbascum Thapsus ) - combate problemas respiratórios crônicos, inflamações na garganta, tosses e muitos outros benefícios

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Verbasco ( Verbascum Thapsus )
Encontrado da Europa até o oeste da China, era usado em funerais para afastar os maus espíritos e curar doenças como a tuberculose, que muitos acreditavam ser causada por males espirituais. Para se proteger, bastava carregar a planta ou usá-la em algum amuleto. Com o  passar dos tempos descobriu-se através de pesquisas que a verbasco pode ser empregado para tratar tosses e problemas respiratórios. Seus principais componentes são: mucilagem, saponinas, óleos voláteis, flavonoides ( incluindo rutina ) e glicosídeos ( incluindo aucubina ). Possui ação expectorante, diurética, moderada, cicatrizante, adstringente, anti-inflamatória e sedativa. As partes usadas da erva são as flores, folhas e partes aéreas. 

Veja abaixo como usar


Infusão - Use uma infusão feita com 30g da erva e 600 ml de água fervente em casos de tosse crônica, inflamações na garganta, resfriados com calafrios e tosse.

Xarope - Misture 600 ml  de uma infusão padrão feita com as flores frescas e 450 ml de mel. Mexa bem e leve para ferver em fogo baixo por 10-15 minutos. Tome 5 ml  sempre que necessário.

Tintura - Tome 2 colheres ( chá ), três vezes ao dia, para tratar problemas respiratórios crônicos.

Óleo por Infusão - Macere as flores frescas em óleo de girassol e reserve por duas semanas; coe e use para aliviar dor de ouvido. Pingue 2 gotas em um chumaço de algodão pequeno e coloque no ouvido, sem pressionar. Também pode ser usado para tratar hemorroidas, eczemas, feridas na pele, blefarite e para massagear o tórax em casos de problemas respiratórios.

2 comentários: