quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pele e cabelos saudáveis à base de ervas medicinais

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
A pele forma uma barreira protetora contra agentes externos mas também é um reflexo de como está nosso corpo internamente. Lavar os cabelos e limpar a pele de forma adequada pode ajudar a mantê-los com bom aspecto, mas a saúde deles também depende de remédios que ajudam no tratamento de sintomas como coceiras, irritações e manchas. A tabela abaixo aponta as principais ervas para manter a saúde de sua pele e cabelos.


Ervas Para Pele e Cabelos Saudáveis


Aveia ( Avena sativa ) - Desintoxicante, relaxante e substituta do sabão em casos de pele muito sensível. Moa a aveia e coloque um pouco do pó na água da banheira ou misture com um pouco de água, formando uma pasta, e use como máscara facial.

Bardana ( Arctium lappa ) - Desintoxicante. O uso interno é indicado para tratar problemas crônicos na pele, como eczema, psoríase, furúnculos persistentes, feridas etc. Misture com dente-de-leão e faça uma decocção da raiz, ou tome a tintura.

Celêndula ( Calendula officinalis ) - Relaxante e cicatrizante. Tome uma infusão da erva ou dilua a tintura e passe em arranhões e feridas ou use como enxaguatório bucal. Macere a erva e use em cremes ou óleos para evitar eczema, pele irritada e vermelhidão.

Camomila ( Matricaria recutita ) - Calmante e anti-inflamatória. Use o chá frio para passar na pele irritada ( por picadas, inclusive ) ou queimadura de sol. Beba o chá, que é calmante e antialérgico, em casos eczemas e vermelhidão.

Dente-de-leão ( Taraxacum officinale ) - Desintoxicante. Misture com bardana e trevo-dos-prados, ou tome uma infusão, três vezes ao dia, por algumas semanas para ajudar a tratar acne, eczema, psoríase e outros problemas de pele.

Lavanda ( Lavandula ) - Calmante, antisséptica e anti-inflamatória. Use o óleo essencial, ou uma infusão fria, em eczemas, queimaduras de sol, vermelhidão e pele irritada.

Morugem ( Stellaria media ) - Refrescante e calmante para a pele. Alivia todo o tipo de irritação, como eczema, psoríase, picadas de insetos ou feridas. Amasse um pouco da erva fresca, coloque um pouco de água quente, embrulhe em uma gaze e coloque sobre a região afetada.

Tomilho ( Thymus vulgaris ) - Antisséptica e fungicida. Dilua o óleo essencial em um óleo básico para tratar infecções por fungos, como pé-de-atleta, frieira e micose. Faça uma infusão forte e use como loção em machucados e feridas ( inclusive na gengiva ).

Trevo-dos-prados ( Trifolium pratense ) - Desintoxicante. Tome a infusão, ou a tintura, misturada com dente-de-leão e bardana para tratar eczemas, psoríase, furúnculos e doenças crônicas na pele.

Urtiga ( Urtica dioica ) - Antialérgica e anti-inflamatória. Tome a infusão misturada com camomila para tratar urticária ou outras coceiras. Deixe a infusão esfriar e use para lavar cabelos com caspa ou psoríase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário