domingo, 16 de setembro de 2012

Tussilagem ( Tussilago farfara ) - combate tosses secas, asmas, bronquite e coqueluche

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Tussilagem ( Tussilago farfara )
Antigamente era indicada para tratar tosse, atualmente tem seu uso controlado em diversos países devido à presença de alcaloides de pirrolizidina, que foram relacionados ao câncer de fígado. É encontrada por toda a Europa, oeste da Ásia e norte da Africa e pode se tornar invasiva. Seus principais componentes são os taninos, mucilagem, alcaloides pirrolizidina, inulina, zinco, principio amargo, esterois, flavonoides ( incluindo rutina ), potássio e cálcio. Possui ação expectorante, relaxante, anticatarral, demulcente. As partes usadas da planta sãos as folhas e flores.

Veja abaixo como usar 


Xarope - Adicione 450ml  de mel em 600 ml de uma infusão padrão com as folhas, deixe ferver e reduzir por 5-10 minutos até formar um xarope. Tome 5 ml ( 1 colher de  chá ) para tratar tosses secas e asma.

Compressa - Triture as folhas frescas em liquidificador, espalhe em uma gaze e use como uma compressa em arranhões e feridas com má cicatrização.

Decocção - Ferva 15g da flores secas em 600 ml de água por 15 minutos ou tome 1 xícara, três vezes ao dia, para tratar asma, bronquite e tosse persistente.

Tintura - Use 1 colher ( chá ) da tintura feita com as folhas , Três vezes ao dia, para tratar coqueluche ou bronquite.

Contra-Indicação: Não use na gravidez e na amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário