![]() |
Salgueiro-branco ( Salix alba ) |
Foi considerado um remédio hidratante e refrescante devido o fato de crescer perto da água. Em 1828, Johann Buchner ( 1783 - 1852 ), um farmacêutico da região da Bavária, extraiu cristais amargos da casca do tronco, dando-lhes o nome de salicina. Essa substância foi sintetizada e usada pelo laboratório farmacêutico Bayer, para fabricar a aspirina. Os principais componentes encontrados no salgueiro-branco é salicina, ácido salicílico, taninos, flavonóides. Possui ação antirreumática, anti-inflamatória, febrífuga, analgésica, antisséptica, adstringente, tônica amarga para o sistema digestório e reduz o suor. As partes usadas da planta é a casca do tronco e folhas.
Veja Abaixo Como Usar
Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas, depois das refeições, para evitar indigestão.
Decocção - Tome 1 xícara de uma decocção padrão feita com a casca do tronco, três vezes ao dia, para tratar resfriados com febre, dores de cabeça ou com parte do tratamento de artrite.
Tintura - Use 2 colheres ( chá ) da tintura feita com a casca, três vezes ao dia, para amenizar a febre. Geralmente mistura-se com outra erva, com eupatório ( Eupatorium perfoliatum ) ou sabugueiro. Adicione 20-40 gotas em remédios para menopausa para ajudar a reduzir o suor noturno e as ondas de calor.
Extrato Fluido - Tome 1-2 ml ( 20-40 gotas ) do extrato feito com a casca do tronco, com um pouco de água, três vezes ao dia, para tratar reumatismo, lombalgia, nevralgia ou dor ciática.
Já ouvi falar do salgueiro para males da garganta.Um senhor me falava que quando seus filhos adoeciam ,ele fazia bochecho com a casca de salgueiro e era tiro e queda.Minha garganta não está bem e eu me lembrei disso.
ResponderExcluir