segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Salgueiro-branco ( Salix alba ) - combate reumatismo, lombalgia, nevralgia, dor ciática, artrite e muitos outros benefícios. Confira !

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Salgueiro-branco ( Salix alba )
Foi considerado um remédio hidratante e refrescante devido o fato de crescer perto da água. Em 1828, Johann Buchner ( 1783 - 1852 ), um farmacêutico da região da Bavária, extraiu cristais amargos da casca do tronco, dando-lhes o nome de salicina. Essa substância foi sintetizada e usada pelo laboratório farmacêutico Bayer, para fabricar a aspirina. Os principais componentes encontrados no salgueiro-branco é salicina, ácido salicílico, taninos, flavonóides. Possui ação antirreumática, anti-inflamatória, febrífuga, analgésica, antisséptica, adstringente, tônica amarga para o sistema digestório e reduz o suor. As partes usadas da planta é a casca do tronco e folhas. 

Veja Abaixo Como Usar 


Infusão - Tome 1 xícara de uma infusão padrão feita com as folhas, depois das refeições, para evitar indigestão.

Decocção - Tome 1 xícara de uma decocção padrão feita com a casca do tronco, três vezes ao dia, para tratar resfriados com febre, dores de cabeça ou com parte do tratamento de artrite.

Tintura - Use 2 colheres ( chá ) da tintura feita com a casca, três vezes ao dia, para amenizar a febre. Geralmente mistura-se com outra erva, com eupatório ( Eupatorium perfoliatum ) ou sabugueiro. Adicione 20-40 gotas em remédios para menopausa para ajudar a reduzir o suor noturno e as ondas de calor.

Extrato Fluido - Tome 1-2 ml ( 20-40 gotas ) do extrato feito com a casca do tronco, com um pouco de água, três vezes ao dia, para tratar reumatismo, lombalgia, nevralgia ou dor ciática.

Um comentário:

  1. Já ouvi falar do salgueiro para males da garganta.Um senhor me falava que quando seus filhos adoeciam ,ele fazia bochecho com a casca de salgueiro e era tiro e queda.Minha garganta não está bem e eu me lembrei disso.

    ResponderExcluir