sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Erva-doce ( Pimpinella anisum ) - combate distúrbios do sistema digestivo e inchaços

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Erva-doce ( Pimpinella anisum )
Aromáticas, as sementes de erva-doce ( Pimpinella anisum ) podem ser utilizadas em receitas culinárias e contribuem, principalmente, com a saúde do sistema digestivo. São utilizadas para má digestão, mau hálito, prisão de ventre e gases. Também chamada de anis, a erva-doce tem substâncias que estimulam as glândulas e a musculatura do estômago e do intestino, melhorando os movimentos peristálticos. Age no aparelho respiratório como descongestionante, estimula o libido e é diurética. Por isso, ajuda também a combater a retenção de líquidos e os consequentes inchaços. O problema geralmente é causado por alimentação rica em sódio, altas temperaturas ou alterações hormonais.

Sabor & Saúde 


Existe outra espécie de erva-doce, a Foeniculum vulgare, também conhecida como funcho. As sementes, de aroma semelhante ao da Pimpinella anisum, também podem ser utilizadas em chás e têm propriedades benéficas para o sistema digestivo. Ajudam a eliminar as toxinas do organismo e agem como expectorante. As folhas e o bulbo da erva podem ser utilizados no preparo de saladas e sopas.

Indicada Para:


  • prisão de ventre
  • gases
  • inchaços
  • descongestionar pulmões

Receita Caseira Contra Prisão de Ventre 


Ingredientes:

  • 1 xícara ( chá ) de água
  • 1 colher ( chá ) de sementes secas de erva-doce

Modo de Preparo: Leve a água e a erva-doce para ferver em uma panela, por 5 minutos. Retire do fogo e coe. Beba até 2 xícaras ( chá ) por dia.

Contraindicações: Grávidas devem evitar. Não deve ser consumida em doses acima das recomendadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário