segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Hortelã-pimenta ( Mentha x piperita ) - alivia congestão nasal, ameniza náuseas, combate indigestão e cólicas

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Há mais de 25 tipos de hortelã, muitos dos quais fazem polinização cruzada, formando novas variedades híbridas. Está é originária da Europa e resultado de alguns desses cruzamentos, possivelmente feitos na Antiguidade. Atualmente, é usada em todo o mundo pelos inúmeros benefícios que tem trazido as pessoas. Seus principais componentes são os flavonóides ( incluindo luteolina ), tocoferóis, colina, triterpenos, princípio amargo, óleo volátil ( mentol ) e taninos. Sua ação é antiespasmódica, antiemética, vasodilatadora, carminativa, diaforética, colagoga, analgésica, antisséptica, tônica para o aparelho digestivo. As partes usadas da planta são: aéreas e óleo essencial.

Veja abaixo como usar 


  1. Chá - Adicione 3 folhas frescas em 1 xícara de agua fervente e deixe descansar por 5 minutos; tome após as refeições.
  2.  Inalação - Adicione os galhos frescos em uma bacia com água fervente. Faça inalação para aliviar a congestão nasal.
  3.  Infusão - Use 15 g das partes aéreas e 600 ml de água e tome 1 e 1/2 xícara, três vezes ao dia, para amenizar náusea, indigestão, flatulência ou cólica. Combine com outras ervas para tratar resfriados.
  4.  Loção - Adicione 30 gotas de óleo essencial em 120 ml  de óleo vegetal e massageie músculos e articulações doloridas. Use também  em micoses e para espantar mosquitos.


Advertência: Não use óleo de hortelã em crianças com menos cinco anos.

2 comentários:

  1. Essa planta é ótima mesmo, já tomei muito chá de hortelã. E a vantagem é que, diferente de outras ervas medicinais, o chá de hortelã não só previne e cura problemas, mas o seu sabor também é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. sou daniel, eo problema de minha esposa engravidar esta comigo, tem algum chá ou erva que possa me ajudar?

    ResponderExcluir