quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Jaborandi ( Pilocarpus jaborandi ) - combate a queda de cabelos, auxilia no tramento de glaucoma e muitas outras doenças. Confira !

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Originário da América do Sul, o jaborandi cresce no norte e nordeste do Brasil e suass folhas são utilizadas pela medicina popular como remédio que faz suar e, consequentemente, baixar a febre. Além disso, a ingestão do jaborandi provoca a estimulação da produção do suco gástrico e do pâncreas e também das glândulas lacrimais e salivares. No entanto, o mais fomoso fim terapêutico desta planta, pelo qual ganhou o apelido " remédio milagroso ", é o fato de a tintura de jaborandi ser extremamente eficaz no tratamento da calvície. Loções capilares contendo esta planta em sua fórmula possuem ação tônica que estimula o crescimento e chega até interromper a queda de cabelos. Na área da cosmética, o jaborandi é utilizado nas composições químicas de xampus e condicionadores. Por fim, as folhas deste vegetal são empregadas nas formulações de colírios, auxiliando no tratamento de glaucoma. Apesar de tantas utilidades, o jaborandi deve ser ingerido somente com prescrição e conhecimento médico, uma vez que pode causar vômitos, diarreias e até mesmo insuficiência cardíaca.

Ação do Jaborandi -  febrífuga, estimulante de suor e da secreção salivar, antiqueda de cabelos, estimulante do crescimento capilar e tônica.

Jaborandi Indicações


Fitoterápico - indicado no tratamento de glaucoma, doenças reumáticas, artrites, febres, cólicas intestinais e hepáticas, edema pulmonar e ausência de menstruação.

Fitocosmético - No tratamento de queda de cabelos.

Parte Utilizada: folha 


Contra-indicação: não deve se usado internamente sem acompanhamento médico. Não é recomendado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Pessoas de constituição física fraca e com problemas cardíacos não devem utilizar-se do jaborandi.

Um comentário:

  1. Tenho procurado imagens desta planta e as que tenho encontrado são muito difrente dest mostrada. Quias são as variedades. Ha risco de se confundir.

    ResponderExcluir