sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Jambú ( Spilanthes oleracea ) - combate ao envelhecimento da pele, ajuda na digestão, estimula a secreção gástrica e muitos outros benefícios.

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/Conhecido também como agrião-do-norte, o jambú pode ser facilmente encontrado nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. Uma planta de sabor picante quase sem cheiro, que pode ser vista em córregos, em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica. Além de ser usada em saladas, esta planta serve para fins medicinais, pois ela é rica em vitamina C. O chá de suas folhas é um ótimo digestivo, recomendado para o tratamento de malária, febre, tosse, asma, escorbuto e doenças das vias urinárias. O botão da flor pode ser mastigado, anestesiando a língua e toda a boca. O seu uso na forma de extrato, é capaz de aliviar dor de dente, da garganta e aftas e a sua raiz é utilizada como purgativo. O jambú além de estimular o apetite, é rico em celulose, cuja substância é importante para o funcionamento do intestino. Tipicamente conhecido na culinária nordestina, pois seu sabor forte ajuda na digestão e estimula a secreção gástrica.

Ação do Jambú - anestésica, expectorante, diurética, cicatrizante, antiviral, antifúngica, estimulante do sistema imunológico e da salivação, tônica estomacal, antisséptica, antiespasmódica, rejuvenescedora, purgativa e escorbútica.

INDICAÇÃO:


Fitoterápico - O jambú é indicado para combater anemia, asma, cortes, feridas, úlceras, dor de garganta e dentária, aftas, cáries, problemas de pele, tosse, alergia, distúrbio estomacal, herpes, gengivite, defluxo, escassez de saliva e cálculo biliar. 

Fitocosmético - Pode ser encontrado em sabonetes, xampus, saches e creme antirruga, ajudando no combate ao envelhecimento da pele.

Contra-Indicação: não é recomendado o seu uso durante a gravidez, podendo provocar aborto, devido a sua forte ação sobre o útero.

3 comentários:

  1. O Jambú é uma planta utilizada na culinária do norte e não do nordeste.
    A publicação é bastante educativa, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Aqui, no Norte, utilizamos na culinária: Tacacá, rabada no tucupi c Jambú, arroz c/ Jambú e camarão, pato no tucupi c jambú etc. tudo delicioso...amoooo

    ResponderExcluir