domingo, 30 de dezembro de 2012

Plantas medicinais Brasileiras

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/Desde que a humanidade descobriu que podia tratar suas enfermidades e amenizar sofrimentos, as plantas são usadas como medicamentos. Foram séculos de testes e aplicações, até que fossem descobertas fórmulas sintéticas para a cura de doenças. Mesmo assim, com toda a tecnologia existente atualmente, os remédios obtidos das ervas ainda são muito utilizados por grande parte da população. Não como única alternativa, mas como um eficaz complemento dos tratamentos médicos.

 

Técnicas para preparar remédios naturais 


INFUSÃO

  • Essa é  uma das formas mais usuais no preparo de remédios naturais. Indicada especialmente para folhas delicadas, flores e plantas cujos principios ativos são mais voláteis.

Como Fazer: Separa a quantidade indicada da planta e coloque em uma vasilha. Despeje água quente e tampe, deixando descansar por 10 minutos. Em seguida, recomenda-se movimentar suavemente a vasilha, para que as gotinhas da tampa misturem-se novamente ao líquido.


DECOCÇÃO OU COZIMENTO

  • Essa técnica é mais usada para as partes duras das plantas, como caule, raiz, frutos secos e sementes.

Como Fazer: Ferva por alguns minutos a planta. De preferência, pique em pedaços pequenos ou esmigalhe cascas, talos ou raízes, deixando macerando previamente em água fria. É importante respeitar o tempo de cozimento indicado na receita. Isso vai ajudar a extrair corretamente os principios ativos da planta.


REDUÇÃO OU CONCENTRADO

  • Usado para obter uma mistura mais densa e forte.

Como Fazer: Da mesma maneira da decocção, mas com um tempo maior no fogo. Mantenha o líquido sob fervura por mais tempo, até que ele comece a se reduzir. Em geral, concentrados são guardados na geladeira, em recipientes esterilizados e hermeticamente fechados. Na hora de usar, geralmente pede-se para diluir em água.


MACERAÇÃO 

  • É a técnica ideal para plantas que perdem suas propriedades quanto expostas ao calor, ou seja, aquelas que não podem ser preparadas por infusão ou decocção.

Como Fazer: Basta colocar a planta de molho em um " solvente ", que pode ser água, vinho ou álcool. Para agilisar o processo, antes da maceração, raízes, talos e cascas devem ser triturados ou socados. Deixe de molho por,  pelo menos 12 horas - folhas e flores podem ficar metade desse tempo.

2 comentários:

  1. Oláá! Tudo bem com vocÊ?

    Belíssimo post!
    Será sempre bom passar por aqui, gosto de apreciar as coisas que você escreve e seleciona com tanto cuidado.
    É um grande prazer deixar meu comentário dizendo que adorei sua postagem!

    Que você tenha um ótimo 2013, com muita paz, amor, e que todos os seus sonhos e planos se realizem!
    Desejo tudo isso do fundo do meu coração!

    Estou seguindo vc!!!

    Parabéns pelo que escreve, adoro seu cantinho!

    Um grande beijo e um ótimo fim de ano!
    se cuide
    Até mais
    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi ! Muito obrigado pelas palavras de carinho isso com certeza aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de estar oferecendo sempre o melhor através do nosso site.

      Que você tenha um ano de 2013 cheios de conquistas.

      bjs até mais !

      Excluir