segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Tanchagem ( Plantago major ) Combate infecções, sara feridas, elimina o excesso de líquidos e outros benefícios

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/Originária da europa, a tanchagem é uma planta com um tufo de folhas grandes e flores pequenas branco-amareladas, agrupadas em forma de espigas. Usada na medicina popular para remover excesso de líquidos no corpo, diminuindo a inflamação e a irritação nos tecidos e para abaixar febres. A infusão de suas folhas é recomendada no tratamento de afecções das vias urinárias e respiratórias, diarreia e disenteria. A cataplasma das folhas pode ser aplicada sobre feridas, picadas de abelha, hemorroidas e hemorragias. O gargarejo serve para dores de dente, inflamações da boca e da garganta, anginas e sangramentos da gengiva; e seu colírio para conjuntivite. Além disso suas folhas maceradas na forma de emplastro ajuda a tratar úlceras na pele. As pequenas sementes da tanchagem, quando secas, são excelentes para pessoas com disenteria e infecções intestinais, podendo, também, ser bebida com água. Dentre as duas diversas composições, encontramos a alantoína, que é responsável pela sua ação anti-inflamatória, na qual melhora a cicatrização de feridas, mata germes e estimula o crescimento de novas células no corpo. Na cosmética, a tanchagem é usada em loções e cremes para pele.

Ação - Antibacteriana, antiespasmódica, adstringente, demulcente, anti-inflamatória, diurética, expectorante, depurativa, hemostática, laxativa e vulnerária.

Tanchagem indicação:


Indicada contra feridas, tosse, bronquite, hemorroida, laringite, catarro, diarreia, cistite, febre, rinite, dor de dente e de garganta, sangramentos, úlceras, tuberculose e infecções urinárias.

Fitocosméticos - Em cremes e loções para a pele.

Parte utilizada: semente, raiz e folha.

Contra-Indicação: pessoas com constipação, fezes ressecadas e durante a gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário