quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Tratamento natural do reumatismo. Confira !

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
É uma designação para um grupo de doenças cujas manifestações principais são a inflamação ou a degenerescência do tecido conjuntivo das articulações, dos músculos e de outros orgãos. Existem várias doenças pertencentes ao grupo do reumatismo, como a febre reumática, a artrite reumatoide, a artrite comum, a gota e outras. As doenças reumáticas podem afetar somente somente as articulações ou simultaneamente o tecido conjuntivo de outros orgãos e o tecido nervoso. Alguns tipos de reumatismo são causados por contato ou friagem, o alcoolismo, o tabaco, o consumo excessivo de remédios ( antibióticos, corticoides etc. ) e os maus hábitos alimentares.


Receita caseira para reumatismo


  • Chá de guaco - 1 xícara da planta fresca picada para cada litro de água. Ferver por 2 minutos. Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia e fazer banhos nos locais afetados, ao deitar.
  • Sumo de limão - Tomar 1/2 xícara do sumo puro em jejum de manhã
  • Caroço de abacate - ralar e deixar secar e diluir o pó em álcool de cereais. Deixe repousar por 1 semana. Fazer aplicações em fricções nas articulações afetadas.
  • Bater no liquidificador 1 maço pequeno de agrião com os talos, com 2 copos ( 1/2 litro ) de sumo de lima-da-pérsia ( ou laranja doce ). Coar e tomar 1 xícara 3 vezes ao dia.


Mais ervas medicinais para o tratamento do reumatismo:


Calêndula ( flores ) 
Douradinha 
Caqui ( folhas ) 
Garra-do-diabo
Sabugueiro ( flores ) 
Tuia

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Tratamento natural para má circulação sanguínea

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
A má circulação do sangue pode causar uma série de enfermidades. Pode ser hereditária, mas também é comum entre as pessoas idosas, debilitadas, exaustas e de vida sedentária. Segue abaixo algumas receitas caseiras que certamente irá auxiliar no tratamento da má circulação.


1- Combater a má circulação


Ingredientes:

10g de folhas secas de mate
1/2 litro de água


Modo de Preparo: Ferva a água e coloque as folhas de mate, deixe ferver por mais 3 minutos, coe e abafe por 20 minutos. Tome somente pela manhã. Este chá é contra-indicado para gestantes.


2- Ativar a circulação e auxiliar na irrigação sanguínea


Ingredientes: 

  • 50 g de pimenta malagueta seca
  • 1/2 litro de água 
  • 25 ml de suco de limão

Modo de Preparo: Ferva a pimenta com a água, acrescente o suco de limão. Adoce com mel, se desejar. Depois de coar, beba 3 vezes ao dia.


Mais ervas que podem ser utilizadas no tratamento da má circulação:


  1. Alfafa
  2. Centella asiática
  3. Louro (folhas )
  4. Melissa
  5. Urtiga

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tratamento natural para má digestão

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
A má digestão ( indigestão estomacal ) é um dos males mais comuns - a boa alimentação depende também do bom  funcionamento do estômago, onde se dá a recepção e a decomposição dos alimentos. Somente uma boa digestão garante a assimilação adequada desses alimentos e impede o acúmulo de toxinas no organismo.

Receita Caseira para má digestão


  • 1 punhado de folhas de louro
  • cascas de cebola (algumas cascas ) .


Modo de Preparo: Ferva 200 ml ( copo ) durante 10 minutos juntamente com os ingredientes. Tome uma xícara quando sentir a indisposição causada pelos alimentos. 


Mais ervas para o tratamento da má digestão


  1. Espinheira-santa
  2. Caqui ( folhas )
  3. Tuia
  4. Verbena
  5. Café ( folhas )

domingo, 27 de janeiro de 2013

Sucos medicinais poderosos aliados da beleza feminina

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Aproveite os benefícios de frutas, verduras e legumes para melhorar a pele, diminuir a celulite e acabar com a TPM.
 

Suco Medicinal 1 -  anticelulite


  • 4 fatias de abacaxi
  • 1 folha de couve
  • 1 ramo pequeno de hortelã
  • 2 folhas de salsa
  • 600 ml de água de coco

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida. Se preferir, enfeite com fatia de laranja.



Suco Medicinal 2 -  antiestresse


  • 1 banana
  • 10 morangos
  • 1 copo de suco de pera de caixinha
  • 1 copo de água

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.


Suco Medicinal 3 - TPM 


  • 4 fatias de abacaxi
  • 1/4 de mamão
  • 200 ml de suco de laranja natural
  • 3 pedaços de gengibre

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.


Suco Medicinal 4 -  firmar a pele


  • 2 colheres de beterraba
  • 1 cenoura
  • 3 colheres de açúcar
  • 5 pedras de gelo
  • 700 ml de suco de laranja natural ( ou caixinha )

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.

Melissa ( Melissa officinalis ) - combate insônia, ansiedade, indigestão e muitos outros benefícios. Confira !

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Conhecida popularmente como erva-cidreira, o aroma deliciosa da melissa é parecido com o do limão e é muito usada na medicina tradicional como erva medicinal e aromática. Originária da Europa, essa planta possui constituintes que possuem ação calmante e sedativa, tendo grande capacidade de controlar as emoções, agindo também como tranquilizante do sono. A erva-cidreira também favorece a produção de bile e regula as secreções gástricas, tornando-a eficaz no tratamento de enjoos, flatulência, ingestão e dores no aparelho gástrico. O bochecho das folhas serve para dores de dente, e o cataplasma pode ser aplicado sobre o ventre, para dores no estômago, no intestino e no fígado. Se você quer ter um banho relaxante, é só ferver suas folhas e ramos florais e fazer um banho de imersão por 15 minutos antes de dormir. Ela age como tônica sobre o coração e no sistema circulatório, gerando uma pequena vasodilatação dos vasos periféricos, reduzindo assim, a pressão sanguínea. O seu uso externo pode serfeito por meio de compressas para aliviar o incomodo das picadas de insetos. 


Ação: calmante, antiespasmódica, sedativa, analgésic, antinevrálgica, digestiva, carminativa, estimulante cutâneo, estomáquica, anti-inflamatória, tônica estomacal e digestiva, hipotensora e emenagoga.

Melissa é indicada para:


Usada no tratamento de gases, indigestão, cólicas intestinais, hipertireoidismo, espasmos, insônia, crises nervosas, feridas, cãibras, ansiedade, afecções gástricas, nevralgias, má circulação sanguínea, tosse, gripe, taquicardia, histerismo, vertigem, febre e dores de cabeça.


Contra-Indicação: não é indicada para pessoas com hipersensibilidade aos seus componentes químicos.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Receita caseira para contusões e pancadas

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
As contusões e pancadas acasionam a ruptura de pequenos  vasos capilares; e nesses nesses casos, é comum a infiltração de sangue sob a pele, formando hematomas. Esseé um tipo de traumatismo. Já a distenção acontece quando os ligamentos ao redor de uma articulação sofrem estiramento. Outro tipo, a luxação, é quando os ligamentos se rompem - em todos os casos há dor, inchaços e coloração da pele.

Receita Medicinal 

  • Um punhado de folhas de arnica ( frescas )
  • Álcool de cereais ( cinco medidas )
  • Água ( cinco medidas ) 

Modo de Preparo: Primeiramente pique as folhas de arnica e em seguida adicione o álcool e à água. Agora reserve por, pelo menos 16 dias. Manter em vidro bem vedado preferencialmente vidros escuro. Seguindo procedimentos acima a tintura poderá ter uma durabilidade de até um ano.

Posologia: a tintura deve ser aplicado no local afetado.

Precauções: não ingerir esta tintura, em hipótese alguma.


Ervas medicinais para contusões

 

  1. Carapiá
  2. Erva-de-santa-maria
  3. velame-do-campo
  4. Arnica

Bronquite - sintomas, causas e tratamentos caseiros

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
A bronquite é a inflamação da mucosa dos brônquios. O sintoma inicial é de tosse seca, com uma certa dor provocada pela insuficiente produção de mucosa através dos brônquios. Após alguns dias, a expectoração se torna mais facil pelo aumento da secreção, com o paciente apresentando cansaço e mal-estar geral, falta de apetite com ou sem febre.


Xarope caseiro para bronquite


  • Juntar 2 fatias grossas de abacaxi, 1 xícara de guaco fresco picado, 1 maço grande de agrião, , 2 xícaras de mel e 1 litro de água. Agora leve ao fogo e comece a mexer enquanto ferve. Depois tornar um líquido grosso coe e deixe esfriar. Tomar 1 colher ( sopa ), 4 vezes ao dia.

Chá para bronquite 


  •  Chá  de eucalipto ( folhas frescas ) - Ferva 1 litro de água por 3 minutos. Junte 1/2 xícara de folhas picadas. Tomar 3 xícaras ao dia.


Ervas Medicinais que também auxiliam no tratamento da bronquite

Avenca
Erva-baleeira
Fulminaria
Sabugueiro ( flores )
Tanchagem

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Laringite ( inflamação da garganta ) - Receita caseira

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Erroneamente chamada " rouquidão ", a laringite é uma congestão da laringe, resultado de um quadro inflamatório progressivo. Manifesta-se no início por alteração da voz e tosse seca, depois, tosse com expectoração, escarro espesso a amarelado. A laringite aguda pode transforma-se em crônica, com modificação definitiva da voz, inclusive. Segue abaixo ervas medicinais que devem ser usadas em forma de chá no combate a laringite.

Ervas medicinais para o tratamento da laringite


  • Alfavaca ( talo e folhas )
  • Arnica
  • Camomila ( flores ) 
  • Cardo-santo ( parte aérea )
  • Casca seca de laranja 
  • Ipê-roxo ( cascas ) 
  • Sassafrás

Receita caseira para laringite 


  1. Chá de Gengibre - 1/2 xícara de gengibre ralado para 1 litro de água. Ferver por 3 minutos. Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia.
  2. Batrer no liquidificador 2 fatias grossas de abacaxi maduro, descascado, em 1 e 1/2 copo de água. Fazer gargarejos 3 vezes ao dia .

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tratamento caseiro para espinhas ( acne )

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Trata-se de uma erupção na pele muito comum nas pessoas mais jovens, e, adolescentes em especial. A acne é uma dermatose, caracterizada pela inflamação das glândulas sebáceas da pele, com o aparecimento de cravos e espinhas na face, no peito e nas costas. Começa a se manifestar quando o indivíduo está em torno dos 12 - 15 anos, época em qe o organismo passa por transformações, afetado pela ativação dos hormônios sexuais. A acne tende a desaparecer à medida que o equilíbrio hormonal vai sendo recuperado com a maturidade, mas às vezes ela continua a aparecer na fase adulta do indivíduo. A acne também pode aparecer com os distúrbios intestinais.

Receita caseira para espinhas ( acne )


  • Aplicar máscara de abacate amassado, durante 1 hora, à noite, depois de lavar bem o rosto. Em seguida, apenas retirar o abacate com um pano úmido. 
  • Cozinhar 4 colheres ( sopa ) de sementes de linhaça em 1/2 litro de água por 2 minutos. Coar esfriar e tomar 1 xícara de água 3 - 4 vezes ao dia. Preparar mais se necessário.

Dicas para combater as espinhas ( acne )


  1. Durante 1 semana, substituir uma refeição do dia por apenas abacaxi maduro. Comer a quantidade suficiente para aplacar completamente a fome e não usar nenhum outro tipo de alimento, apenas um suco natural sem açúcar.
  2. Comer mamão com regularidade, incluindo 1 colher ( sobremesa ) de sementes, mastigando-as com um pouco da polpa da fruta.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Alivio de cólicas menstruais e analgésico leve ( tintura de valeriana e viburno )

Dores espasmódicas causadas por estresse, desconfortos associados à irritabilidade, sono agitado e problemas gástricos de fundo nervoso, cólicas menstruais são alguns dos sintomas que esta tintura ajuda aliviar. A valeriana, o maracujá e a camomila têm efeito calmante, enquanto o viburno combate as dores.

Ingredientes: 

  • 25g de viburno
  • 25g de raiz de valeriana
  • 20g de flor de maracujá
  • 20g de camomila
  • 400ml de vodca de boa qualidade

Modo de Preparo: Pique bem todos os ingredientes, mas sem pulverizá-los. Coloque em um pote esterilizado, cobrindo com a vodca. Tampe, agite algumas vezes e verifique se todos os ingredientes estão imersos. Deixe em lugar escuro. Agite o pote pelo menos uma vez ao dia, por três semanas. Coe a mistura com um pedaço de musselina ( forre uma peneira comum com o tecido ) e guarde em uma garrafa esterilizada de vidro escuro de 350 - 400 ml. Coloque uma etiqueta com o nome dos ingredientes e a data de preparo. Tome algumas gotas por dia  ou 1 colher ( chá ), duas ou três vezes ao dia. O prazo de validade é seis meses.  

Rende: 300 - 350 ml

Contra-Indicação: Não tome esta tintura durante a gravidez.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Acerola ( Malpighia glabra ) - fortalece o organismo e combate gripes e resfriados

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Se o assunto é vitamina C, essa fruta é uma das campeãs. Por isso, é um remédio natural contra sintomas de gripes e resfriados e infecções em geral. Como o nosso organismo não armazena vitamina C, é fundamental sua ingestão diária. A acerola contém flavonoides, potássio, magnésio e vitamina A, por isso protege a saúde dos olhos, músculos e cabelos. "A vitamina C ( ou ácido ascórbico ) presente na acerola está envolvida na síntese de colágeno, desenvolvimento do tecido conjuntivo, processo de cicatrização e recuperação após queimaduras e ferimentos, e é importante na resposta imune do organismo e para defender o corpo de reações alérgicas", segundo alguns nutricionistas.

Receita medicinal para gripes e resfriados


  • Bata no liquidificador 4 xícaras ( chá ) de suco de laranja, 1 xícara ( chá ) de acerola, 3 xícaras ( chá ) de água filtrada e mel a gosto. Coe e tome 1 copo ( 200 ml ) a cada 4 horas.


Apenas 3 acerolas fornecem toda vitamina C que o seu organismo precisa diariamente !


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dor de garganta - sintomas, causas e tratamento caseiro

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
As causas da dor de garganta, na verdade, podem ser muitas, desde uma inflamação das amígdalas até alguns problemas nos ouvidos, como as otites. As infecções bacterianas são as que causam, em sua maioria, amigdalites ou faringites e podem ser rapidamente diagnosticadas quando:


  1. Existe um aumento de volume das amígdalas.
  2. Há uma vermelhidão local.
  3. Existem placas esbranquiçadas no local.

Receita caseira para dor de garganta


Louro - Faça um chá com as folhas de louro e tome 3 xícaras durane o dia.
Maracujá - Faça um chá com as raízes e folhas do maracujá em um litro de água, tomando 4 xícaras ao dia

Use os alimentos abaixo com regularidade, enquanto estiver doente, para minimizar os efeitos da enfermidade.

  • Malva
  • Romã
  • Abacaxi
  • Louro 
  • Maracujá

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Chá para ácido úrico

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
O ácido úrico é um tipo de ácido encontrado no sangue humano, formado pelo metabolismo a partir de reações químicas advindas da digestão dos diversos alimentos consumidos. Em níveis normais, não é um problema, mas a alta concentração de ácido úrico pode levar a casos de artrite úrica, insuficiência renal, cálculo renal e também gota.


Ingredientes:

  • 2 colheres de chá com folhas secas de chapéu de couro
  • 1 Litro de água

Modo de Preparo: Ferva a água com as folhas de chapéu-de-couro, então, desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Coe o chá. Tome o chá a cada 8 horas.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sal de banho revigorante depois de um dia agitado ( Aprenda a fazer )

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Este sal de banho é suave e delicado. Pode ser usado até no banho de crianças, ajudando-as a relaxar depois de um dia agitado e preparando-as para dormir. As raspas das frutas cítricas e o óleo de calêndula fornecem textura e cor.

 Revitalizante & Alivia a Fadiga Muscular


Ingredientes: 

  • 3 colheres ( sopa ) de bicabornato de sódio
  • 1 colher ( sopa ) de ácido cítrico
  • 7 gotas de óleo essencial de tangerina
  • 2 gotas de óleo essencial de laranja
  • 1 gota de óleo essencial de lavanda 
  • 2 colheres ( chá ) de óleo de calêndula
  • Uma pitada de raspas de casca de laranja, tangeria ou limão

Modo de Preparo: Misture o bicarbonato de sódio e o ácido cítrico em um prato. Despeje os óleos essenciais por cima. Faça uma cova no centro para adicionar o óleo de calêndula e misture bem. Junte as raspas de frutas. Misture todos os ingredientes. O óleo de calêndula ajuda a dar liga e cor ao sal de banho. Use a mistura diretamente na água da banheira ou faça bolas com forminhas de gelo e guarde em local seco por dois meses

Zumbidos nos ouvidos - causas, sintomas e tratamento ceseiro

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
O aparelho auditivo é responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo humano. As dores de ouvido podem ser resultado de inflamações leves, moderadas ou intensas ( otites ) e requerem cuidados imediatos para evitar complicações. Evitar introduzir objetos pontiagudos através do canal auditivo, mesmo com a finalidade de remover excessos de cera. Também os traumatismos violentos podem romper os tímpanos, resultando em corrimentos, dores, odores ruins, sangramentos, tonturas, zumbidos. Várias doenças das vias respiratórias e situações podem afetar os ouvidos, como assoar fortemente o nariz, espirros violentos, inflamação das amígdalas e inflamação de adenóides. A água do mar ou da piscina pode produzir otites também; por isso, é necessário secar bem os ouvidos com cotonetes. Deve-se evitar aplicar remédios no ouvido sem orientação profissional. Havendo problemas com a audição ou otites internas em bebês, um médico otorrinolaringologista deve ser consultado.

Receitas caseira contra zumdido nos ouvidos


  • Ferver 1 xícara de flores de sabugueiro em 2 litros de água. Depois de alguns minutos de fervura, tampar o recipiente com um funil ( utilizar uma panela em que um funil de plástico se encaixe perfeitamente em volta da boca ), de forma que o vapor saia pela parte estreita. Colocar o ouvido com muito cuidado ( ir aproximando cautelosamente o ouvido afetado ) na ponta do  funil durante 2 minutos para que o vapor penetre e, em seguida, introduzir nesse mesmo ouvido um bolinha de algodão levemente embebida em polpa de babosa, deixando por 1/2 hora. Realizar o procedimento diariamente, à noite, antes de dormir, e não levar a cabeça em seguida.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Capim-limão ( Cymbopogon citratus ) - favorece a digestão, alivia dores de cabeça, cólicas e outros benefícios !

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Também conhecido como capim-santo ou capim-cidreira, o capim-limão ( Cymbopogon citratus ) tem propriedades calmantes. Por isso, seu chá é recomendado para aliviar o nervosismo e ansiedade. Consumido antes de dormir, intensifica o sono e melhora sua qualidade, principalmente quando é combinado com outras ervas, como a camomila. Por agir como analgésico, alivia dores musculares e de cabeça. Também ameniza cólicas menstruais e abdominais, pois evita as contrações involuntárias dos músculos. O capim-limão também é indicado para evitar gases intestinais e favorece a digestão. O óleo essencial da planta, que possui aroma semelhante ao do limão, é antifúngico e antimicrobiano, usado para a fabricação de cosméticos, produtos de limpeza e repelente de insetos. Para relaxar, experimente fazer um escalda-pés com folhas frescas ou algumas gotas de óleo essencial de capim-limão acrescentadas à água. Essa mistura também atua como antisséptica e neutraliza odores

Para Combater a Insônia


Ingredientes:

  • 1 xícara ( chá ) de água
  • 1/2 colher ( sopa ) de capim-limão fresco picado
  • 1 colher ( chá ) de folhas e flores secas de camomila

Modo de Preparo: Em uma panela, leve a água ao fogo e desligue quando começar a ferver. Adicione as ervas, misture e abafe por 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba 30 minutos antes de se deitar.

Contra-Indicação: pessoas com úlcera não devem consumir.

Sugestões de Consumo: use para temperar peixes e frutos do mar ou como ingrediente de sobremesas ( sorvetes e caldas )


Capim-limão é indicado para:


  1. Ansiedade
  2. Cólicas menstruais
  3. Dor de cabeça
  4. Dores musculares
  5. Insônia
  6. Nervosismo

domingo, 13 de janeiro de 2013

Colesterol sob controle - dicas e receitas para sua saúde

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/O colesterol é um tipo de gordura que ao chegar a níveis elevados no corpo humano, proporciona o surgimento de uma doença silenciosa, chamada arteriosclerose ou acúmulo de gordura nas artérias. Mas, quando está em níveis normais é uma substância vital para a saúde, participando ativamente da produção de vários hormônios, como os sexuais e suprarrenais. Assim, para mantê-lo no nível certo, o mais indicado ainda é verificar regularmente sua dosagem através de exames e consultas laboratoriais.


Quando a taxa de colesterol é considerada normal ?


  • Atinge até 200 miligramas por litro de sangue
  • Mas 200 miligramas a 240 miligramas por litro já é classificada como média.
  • Acima destes números as taxas são consideradas altas, por isso fiquem atentos, fatores genéticos e alimentação incorreta, podem alterar estes resultados.


Receitas Medicinais 

 

1 - Baixar de nível de colesterol e combater diabetes

Ingredientes: 

  • 50 g de flores ou 20 g de sementes de girassol
  • 1/2 de litro de água

Modo de Preparo: Ferva a água junto com as flores ( ou sementes ) e abafe; coe e tome 3 vezes ao dia.


2 - Suco medicinal de berinjela laranja

Ingredientes:

  • 1 copo com água 
  • 1 colher ( sopa ) água de melissa
  • 1 berinjela
  • 1 suco da laranja

Modo de Preparo: Corte a berinjela e a laranja em fatias. Coloque a berinjela em um recipiente com água e deixe curtir por 12 horas. Leve ao liquidificador junto com a laranja e a água de melissa e bata bem. Coe e beba em seguida.

Observação: Faça esta receita todas as manhãs, durante 15 dias e os resultados já começam a ser notados.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Varizes e inchaço nas pernas - dicas, causas, sintomas e receita caseira. Confira !

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Sem dúvida alguma, varizes e pernas inchadas é um dos problemas que nos dias de hoje tem deixado as mulheres preocupadas, em como dar fim a este incômodo. Pernas pesadas, doloridas, cansadas ocorre devido a problemas de circulação e que em último estágio acaba dando origem às varizes. Mas a boa notícia é que há muitas alternativas para prevenção e melhoria destes problemas dentre elas etão as ervas medicianis, terapias e técnicas.


Terapias e técnicas para combater varizes e inchaço nas pernas


  1. A Drenagem Linfática Manual
  2. Produtos que combatem a má circulação ( ervas medicinais )
  3. Os collants de contenção degressiva
  4. Manipulação Visceral
  5. A Terapia Sacro Craniana (ou Crânio Sacral)
  6. A Libertação Mio Fascial (miofascial)
  7. Oligoterapia

Receita caseira para varizes e inchaço nas pernas


Ingredientes:

  • 50g de sementes de castanha-da-índia
  • 1/2 litro de água

Modo de Preparo: Coloque as sementes em um recipiente e reserve. Ferva a água e despeje-a sobre as sementes e abafe por 20 minutos. Depois de coar, beba de 3 a 4 xícaras deste chá por dia.

Importante: este chá é contraindicado para gestantes ou mulheres que estão amamentando.

Observação: se a situação estiver demasiadamente avançada só existe uma solução, procurar o médico especialista para a remoção das varizes.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Constipação intestinal - causas, sintomas, receita e dicas !

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Constipação intestinal é a retenção prolongada das fezes no intestino que as torna ressecada e de difícil expulsão. Assim, sempre que se sentir cansado, com mal estar ou inchado, saiba que isso pode estar sendo provocado por uma retenção de líquidos e ou fezes no organismo. Eliminar o que seu corpo não precisa mais com ou sem o auxilio de chás laxantes, ( um importante aliado em favor da saúde e uma silhueta mais delgada ), é um dever diário que necessita de disciplina e boa alimentação


Receita caseira para constipação intestinal


Uma xícara de chá todas as noites feito com Cascará Sagrada, Genciana, raiz de Alface, Ruibarbo, raiz de Sabugueiro  ou semente de Linhaça  e sinta os resultados benéficos que produz. Para ajudá-lo, é preciso criar condições favoráveis ao metabolismo orgânico


Dicas para um bom funcionamento do intestino


Evite alimentos refinados e pobres em fibras, tome sempre muito líquido. Tenha em mente que a causa principal da prisão de ventre é uma alimentação incorreta. Isso porque alguns alimentos são particularmente contrários ao bom funcionamento do intestino.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Hibiscus ( Hibiscus sabdariffa ) - Auxilia na digestão, colesterol, acelera o metabolismo, emagrece e muitos outros benefícios. Confira !

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Mais conhecida como rosa-da-china é orignária da Ásia e é conhecido por ser um delicioso ingrediente na culinária, porém, muitos não sabem, mas no cálice de suas flores se concentra diversas propriedades medicinais. O chá das flores é útil como digestivo estomacal, redutor da produção de colesterol, acelerador do metabolismo, antiespasmódico, vasodilatador, protetor da mucosa pulmonar, bucal e bronquial e, ainda, diminui os níveis de lipídios do sangue. O hibiscus favorece, também a absorção de nutrientes que beneficiam o sistema cardiovascular, muscular e ósseo. É considerado um termogênico, por acelerar o metabolismo, atuando como calmante, laxante e diurético, além disso, o cálice das folhas - que são ricas em vitaminas A e B1, fibras e proteínas - misturadas com vinho branco seco é um ótimo remédio para fluidificar o suco biliar. Pode ser consumido cru em saladas, em cozidos, feijão, arroz, sopas, possuindo ação sedativa, antioxidante e emoliente. Ou, também, no preparo de doces, sucos, xaropes, geleias, vinagre e gelatinas, os quais ajudam no equilíbrio da flora intestinal e do intestino. Sem contar que o chá de suas flores é bastante usado em dietas para perder peso.


Ação - antiespasmódica, diurética, adstringente, antibacteriana, digestiva, laxante, calmante, fluidificante do suco biliar, sedativa, antioxidante, emoliente, aromatizante, expectorante, protetora da mucosa, estimulante do crescimento capilar e aceleradora do metabolismo.


Hisbiscus para que serve ?


Fitoterápico: No tratamento do colesterol, perda de peso, metabolismo, digestão, sistema cardiovascular, nervosismo e no equilíbrio do intestino e da flora intestinal.

Fitocosmético: Misturado com óleos para combater caspa, estimular o crescimento do cabelo e seu chá é capaz de adiar o envelhecimento da pele.

Parte Utilizada: folha e cálice das flores secas.

Contra-Indicação: não foram encontrados nas fontes pesquisadas.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Diuréticos naturais ajudam a eliminar a retenção de líquidos

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/Reter líquidos no organismo pode gerar desconforto, inchaço e mal estar. Principalmente durante a dieta, quando o organismo retém ao máximo tudo que ingere. Para eliminar o desconforto que estas impurezas proporcionam, é importante utilizar o auxílio das ervas naturais ou as chamadas plantas diuréticas. Com elas, você auxilia os rins, aumenta a diurese, purifica o sangue, drena o calor interno e auxilia a eliminação do excesso de líquidos no abdômen.

 

Plantas Diuréticas  

 

Ricas em potássio, facilitam a eliminação de cloreto de sódio, tornando-se indicada para quem sofre de: hipertensão arterial, edemas e desejam emagrecer. Veja abaixo lista de plantas diuréticas.

Quebra-Pedra 

 

Diurética, adstringente e refrescante. 
Contra-indicada: Gravidez, amamentação
Para o chá use: Suas folhas

Chapéu de Couro

 

Energética, diurética, depurativa, antirreumática, laxante, hepática, colagoga, anti-inflamatória e adstringente.
Contra-indicada: Não tem contra-indicação
Para o chá, use: As folhas

Cavalinha

 

Diurética, anti-inflamatória, antiacne, cicatrizante, adstringente, abrasiva, tonificante e revitalizante.
Contra-indicada: Durante a gravidez
Para o chá use: As folhas e galhos

Dente-de-Leão

 

Alternativa, diurética, tônica e laxante. 
Contra-indicada: Durante a gravidez
Para o chá, use: Rizomas, mas principalmente as folhas

Coentro

 

Diurética, aromática, estimulante, tônica, refrescante e afrodisíaca. 
Contra-indicada: Não é seguro o uso de coentro durante a gravidez e a amamentação.
Para o chá, use: Frutos maduros, sementes e planta fresca.

Cabelo-de-Milho

 

Diurética
Contra-indicada: Durante a gravidez.
Para o chá use: Estilete e estigmas ( cabelo )


Outros diuréticos naturais


Cenoura, Cebola, Cavalinha, Cipreste, Cana do Reino, Urva-Ursina, Alcachofra, Banana, Aspargo, Aipo, Maçã, Morango, Bardana, Quaresma.


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Chás Medicinais - benefícios e propriedades terapêuticas

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Colocando a natureza a seu favor, é possível adquirir um importante aliado para sua saúde e bem estar. E o famoso " chá da vovó ", pode ser um enorme aliado nesta maratona. Diz o velho ditado popular que: " quanto mais o homem se distância da natureza mais seu organismo fica enfraquecido". E a natureza ao longo dos anos vem comprovando cientificamente a eficácia de muitas espécies de plantas. A fim de promover uma verdadeira limpeza orgânica, nada mais saudável do que uma deliciosa xícara de chá

 

Segredos para o seu chá se tornar poderoso:


Existem duas maneiras de se preparar um chá: Infusão ou decocção ( fervura )

  • Infusão: Você derrama a água quente sobre a erva e abafa por 15 minutos antes de beber: Use-o sempre que fizer um chá com flores, folhas e ervas.
  • Decocção: Você leva ao fogo plantas e água até ferver por 3 a 15 minutos.


Para sementes, raízes e cascas use o método abaixo:

 

  • Nunca beba um chá após 24 horas de seu preparo.
  • Dosagem: Utilize em geral 1 colher de sopa para cada xícara de chá.
  • Ao adoçar seu chá prefira o mel ou adoçante.
  • Não é recomendado usar o mesmo chá terapêutico por um período superior a 30 dias.

 

 Alguns Benefícios dos Chás 


Evitar o mau hálito - chá de hortelã, erva-cidreira e manjericão

Evitar ou aliviar dores de cabeça - Alfazema, camomila, boldo e hortelã

Evitar cálculos -  salso dente-de-leão e bardana

Evitar estresse - chá de camomila, alecrim e alfazema

Evitar ou aliviar a cistite - cavalinha

Evitar cólica menstrual - losna e artemísia 

Evitar digestão difícil - alecrim, alfazema e boldo

Evitar obesidade, cárie e melhorar a circulação sanguínea - chá verde e chá preto

Evitar inflamação e dores - chá de camomila

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Tanchagem ( Plantago major ) Combate infecções, sara feridas, elimina o excesso de líquidos e outros benefícios

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/Originária da europa, a tanchagem é uma planta com um tufo de folhas grandes e flores pequenas branco-amareladas, agrupadas em forma de espigas. Usada na medicina popular para remover excesso de líquidos no corpo, diminuindo a inflamação e a irritação nos tecidos e para abaixar febres. A infusão de suas folhas é recomendada no tratamento de afecções das vias urinárias e respiratórias, diarreia e disenteria. A cataplasma das folhas pode ser aplicada sobre feridas, picadas de abelha, hemorroidas e hemorragias. O gargarejo serve para dores de dente, inflamações da boca e da garganta, anginas e sangramentos da gengiva; e seu colírio para conjuntivite. Além disso suas folhas maceradas na forma de emplastro ajuda a tratar úlceras na pele. As pequenas sementes da tanchagem, quando secas, são excelentes para pessoas com disenteria e infecções intestinais, podendo, também, ser bebida com água. Dentre as duas diversas composições, encontramos a alantoína, que é responsável pela sua ação anti-inflamatória, na qual melhora a cicatrização de feridas, mata germes e estimula o crescimento de novas células no corpo. Na cosmética, a tanchagem é usada em loções e cremes para pele.

Ação - Antibacteriana, antiespasmódica, adstringente, demulcente, anti-inflamatória, diurética, expectorante, depurativa, hemostática, laxativa e vulnerária.

Tanchagem indicação:


Indicada contra feridas, tosse, bronquite, hemorroida, laringite, catarro, diarreia, cistite, febre, rinite, dor de dente e de garganta, sangramentos, úlceras, tuberculose e infecções urinárias.

Fitocosméticos - Em cremes e loções para a pele.

Parte utilizada: semente, raiz e folha.

Contra-Indicação: pessoas com constipação, fezes ressecadas e durante a gravidez.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Tratamento caseiro para corrimentos vaginais

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Os fluxos vaginais tanto podem ser únicos ou temporários como constantes e antigos, às vezes, com coceira e irritação. Podem acontecer por muitas causas e são de vários tipos, mas geralmente devem-se a fungos como cândidas, doenças venéreas, inflamações dos ovários e da mucosa vaginal ( vaginite ), inflamação do útero e por alergia. Podem ocorrer devido ao câncer. É preciso identificar a causa. A medicina natural oferece alguns recursos de efeito interessante, graças à capacidade de restauração das funções orgânicas dos recursos indicados, mas é importante a orientação médica.

Receita Medicinal Para Corrimentos Vaginais


  • Bater no liquidificador 4 folhas tenras de chicória, 1 xícara de sementes de melão em 2 copos de água. Coar e tomar 1 copo ( 200 ml  ) em jejum, diariamente, até obter os resultados desejados.
  • Colocar em uma banheira com água quente as pétalas de 12 rosas brancas ou vermelhas. Deixar de molho por 20 minutos e fazer banho de imersão de no mínimo 20 minutos. Depois, evitar o contato com água fria ou chão frio.


Outras dicas para curar corrimentos vaginais


  1. Cozinhar 2 batatas grandes juntamente com 2 cebolas médias e 1 xícara de inhame picado, sem casca, em 3 litros de água. Ferver até que os ingredientes estejam cozidos. Acrescentar água ao cozimento, se necessário, para que se obtenha aproximadamente 1 litro de caldo. Tomar 1 xícara desse caldo 3 vezes ao dia.
  2. Ingerir limonada adoçada com mel com frequência.
  3. Comer melão maduro em abundância.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Hamamélis ( Hamamelis virginiana ) vasoconstritora, a planta combate hemorroidas, varizes e inchaços

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Taninos são substâncias produzidas pelas plantas para defendê-las do ataque de predadores e parasitas. Com grande poder adstringente ( que provoca a constrição de tecidos ) e vasoconstritor, essa substância ajuda no combate de hemorroidas, faringites e erupções cutâneas ( lesões na pele ). E a hamamélis é riquíssima em taninos!

Hamamélis para que serve ?


A hamamélis tem ação cicatrizante, previne o surgimento de celulite, melhora a elasticidade da pele e fortalece os cabelos, evitando a queda prematura. Por essas qualidades é possível encontrar em farmácias e supermercados pomadas industrializadas produzidas com extrato da planta.  Os medicamentos mais comuns são indicados para hemorroidas e varizes, já que os princípios ativos da hamamélis reduzem inflamações.

Hamamélis é indicado para: 


  • hemorróidas
  • varizes
  • celulite
  • queda de cabelo 
  • hematomas
  • dar elasticidade à pele
  • erupções cutâneas

Contra-Indicações: mulheres em fase de amamentação devem evitar o consumo. O uso prolongado pode causar distúrbios intestinais.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Ervas medicinais para emagrecer

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Sabemos que as ervas medicinais não eliminam sozinhas os quilos a mais, no entanto, sua importância como auxiliar durante a dietas restritivas de calorias, torna-se cada dia mais conclusiva. Seus efeitos poderosos são inconfundíveis, acelerando os resultados positivos da dieta por meio da diurese, regulando a digestão e produzindo efeito relaxante. Agora você deve estar pensando quais são as ervas medicinais que podem auxiliar no emagrecimento, pois bem, pensando nisso deixaremos logo abaixo uma relação que certamente irá facilitar sua corrida contra a balança. 

Ervas que auxiliam no emagrecimento


Boldo-do-Chile e Alcachofra - Aumenta a produção da bíle que age como um detergente no organismo, auxiliando a quebra de gordura durante a digestão.

Lecitina de Soja - A soja atua no combate ao colesterol, aumenta os triglicérides e evita o depósito de gordura nas paredes das artérias

Folhas de Sene - Importante laxativo auxilia os movimentos peristálticos do intestino.

Garcínia - Sua composição possui ácido hidrocítrico, que ao ser usado após as refeições proporciona a quebra da gordura.

Cáscara-sagrada - De efeito laxante, esta erva age diretamente no intestino, eliminando os alimentos ingeridos rapidamente. Tal procedimento diminui a absorvação do alimento pelo organismo.

Centelha Asiática - Importante no combate à celulite, melhora a circulação sanguínea, aumenta a formação de fibras elásticas e colágenos responsáveis pelo enrijecimento e tonicidade pele.

Folhas de Abacate -  O chá das folhas do abacate: atuam como um diurético importante na eliminação das impurezas do organismo. 

Guaraná - Atua como estimulante do sistema nervoso, é diurético e laxante suave.

Agar-Agar - Alga usada no combate da flacidez e estrias, é um auxiliar indispensável durante a dieta.

Gelatina - Fonte de colágeno, auxilia no tratamento da pele, combate à flacidez, rugas, estrias e celulite.

Carqueja - É um diurético leve que também ajuda a digestão, diminuindo a entrada de glicose no organismo.

Fucus - Esta poderosa fonte de iodo é uma espécie de alga, chamada de alface do mar, que ao ser misturada à água proporciona a sensação de estômago " cheio " e ativa o metabolismo da tireoide. Por isso atenção, se você tem pressão alta ou problemas na tireóide não faça uso dela. 

Melissa e Camomila - É uma erva tranquilizante que deve ser usada regularmente, pois diminui a ansiedade e o nervosismo.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Yacon ( Polymnia sonchifolia ) combate diabetes, colesterol e regenera a flora intestinal

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/Yacon  tem como origem Cordilheira dos Andes, e lembra muito a batata-doce e seu consumo é feito há milhares de anos pelos povos incas. O yacon é produzido no Peru, na Colômbia e no Equador e chegou a São Paulo na década de 90, por meio de descendentes de japoneses. Essa planta é conhecida como " batata dos diabéticos " e é muito produzida em todo o Brasil, seu sabor é semelhante com a pera e tem como principal carboidrato os frutooligossacarídeos ( FOS ). A infusão das folhas é recomendada para queda de glicose no sangue, colesterol e diabete. As raízes desidratadas servem para as mesmas funções que o chá das folhas, mas, é usada também, como regeneradosa da flora intestinal. Além disso, as folhas podem ser usadas como adoçante e, ao contrário da bata-doce, a batata yacon não pode ser cozida e nem frita, sendo consumida crua, como fruta ou em sucos.

Ação: antidiabética, reguladora intestinal, hiperglicêmica e hipocolesterolêmica .

Yacon Indicações: 


Fitoterápico -  Indicado para diabete, colesterol, flora intestinal e queda de glicose no sangue.

Contra-Indicação: recomenda-se o seu uso com cautela por pacientes diabéticos, contudo, seu uso deve ser acompanhado por um médico. Converse com seu médico sobre a Yacon.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Ginseng ( Panax ginseng ) combate estresse, depressão, envelhecimento precoce, impotência sexual e muitos outros benefícios. Confira !

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
As raízes, que são utilizadas na forma chá, unguentos, pastilhas e elixir, possuem uma característica medicinal única chamada de adaptogênica, que aumenta a resitência do organismo ao estresse mental e ambiental. Com ação antioxidante, combate radicais livres no processo de degradação e envelhecimento celular. É indicado para fadiga, cansaço, estresse, depressão, gripes recorrentes, memória fraca, diarreia crônica e digestão lenta. A planta também estimula o sistema nervoso, reconstituindo o cérebro, melhorando a capacidade de concentração e memorização e a visão noturna. Poderoso tônico cardíaco, o ginseng eleva a pressão arterial e combate a aterosclerose ( entupimento de veias e artérias ). A ráiz é afrodisíaca e aumenta a libido, auxilia no tratamento de impotência sexual, podendo até intensificar a produção de esperma.

Ginseng é indicado para:


  • Estresse 
  • Fadiga
  • Depressão
  • Combater o envelhecimento precoce
  • Aumentar imunidade
  • Recuperação de doenças
  • Falta de libido
  • Aterosclerose
  • Cólicas
  • Asma
  • Diarreia
  • Digestão lenta

Contra-Indicações: pessoas que sofrem de hipertensão, insônia, diabéticos, gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem consumir a planta.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Plantas tóxicas e venenosas

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Clique na Imagem
Nós do Ervas Medicinais Curam temos como objetivo manter você caro apreciador de Ervas Medicinais totalmente informado sobre os inúmeros benefícios que as ervas e plantas medicinais podem proporcionar à nossa saúde. No entanto entendemos que é de grande responsabilidade mante-los também informados sobre os riscos e cuidados com algumas plantas classificadas como tóxicas e venenosas. Os efeitos tóxicos das plantas variam com as diferentes espécies, sendo comuns náuseas, vômitos, diarréia, desidratação etc. Recentemente a Sinitox publicou uma lista das 16 plantas tóxicas que mais causam intoxicação em nosso País: São elas:

  1. Espirradeira ( Nerium oleander L. )
  2. Avelós ( Euphorbia tirucalli L. )
  3. Bico-de- papagaio ( Euphorbiapulcherrima Willd )
  4. Taioba-brava ( Colocasia antiquorum Schott )
  5. Pinhão-roxo ( Jatropha curcas L. )
  6. Saia-branca ( Datura suaveolens L. ) 
  7. Aroeira ( Lithracea brasiliens March )
  8. Chapéu-de-napoleão ( Thevetia peruviana Schum )
  9. Copo-de-leite ( Zantedeschia aethiopica Spreng )
  10. Cinamomo ( Melia azedarach L. )
  11. Tinhorão ( Caladium bicolor Vent )
  12. Mamona ( Ricinus communis L. )
  13. Coroa-de-cristo ( Euphorbia milii L. )
  14. Comigo-ninguém-pode ( Dieffenbachia pcita Schott )
  15. Mandioca-brava ( Manihot utilissima Pohl. )
  16. Urtiga ( Fleurya aestuans L. )

 

Primeiros Socorros Plantas Venenosas


  • De imediato retire da boca o que resta da planta, cuidadosamente.
  • Enxagüe a boca com água corrente abundante.
  • Faça a vítima ingerir água, leite ou clara de ovo.
  • Examine a língua e a garganta para verificar a irritação causada.
  • Procure um médico.
  • Guarde a planta para indentificação: informe-se sobre o nome e características da planta.


Atenção: Agora que você obteve todas as informações necessárias procure saber se há alguma dessas plantas em casa, no quintal ou ao alcance de  crianças, animais ou pessoas que podem ser prejudicadas e tome os devidos cuidados para evitar intoxicações.

Jurubeba ( Solanum paniculatum ) - Excelente para emagrecer, no tratamento de azia, anemia, combate a ressaca e muitos outros benefícios

http://www.ervasmedicinaiscuram.com/
Nativa das regiões Nordeste e Norte do Brasil, a bebida da jurubeba, pura ou misturada com cachaça, é muito popular em terras nordestinas. Mas, o que muitos não sabem, é que essa planta possui propriedades farmacêuticas. O chá da planta é indicado no tratamento de ressaca, falta de apetite, e estimulante das funções digestivas e age como um descongestionante muito eficaz contra enfermidades do estômago, baço e fígado e no tratamento de anemia. A jurubeba ajuda baixar a febre e é um excelente diurético, favorecendo na eliminação da urina. As suas formas de consumo são diversas, podendo fazer infusão das folhas, flores e frutos, suco com as folhas, as raízes e o frutos, maceração das folhas no vinho branco ou na água fria e a decocção da raiz. Não há contraindicação quanto ao seu uso, mas ela possui um efeito tóxico, quando ingerida em excesso, causando diarreias, vômitos e náuseas. 

 Ação:cicatrizante, emenagoga, diurética, descongestionante, anti-inflamatória, colagoga, laxante, tônica, aperiente, hepatotônica e depurativa do sangue.

Jurubeba indicado para:


Fitoterápico - Indicada para o tratamento de azia, anemia, anorexia, diabetes, contusão, bronquite, febre, gripe, gastrite, hepatite, tosse, icterícia, náuseas, cicatrização de mucosa e ajuda emagrecer


Parte Utilizada: folha, raiz, flor e fruto


Contra-Indicação: na foi encontrada nenhuma nas fontes pesquisadas.