Embora a tília (Tilia platyphylla) seja uma árvore que chega a ter 25 m de altura, incluímo-la porque suas flores têm aplicações medicinais. Contam-se entre seus principais elementos o tanino, a mucilagem, a clorofila, um óleo essencial aromático e sais de magnésio. As flores contribuem para o tratamento de arteriosclerose, espasmos estomacais, insônia, ansiedade, depressão moderada, cansaço, inflamações de pele, pele ressecada, excesso de viscosidade do sangue, tosses e resfriados. Também com as flores se prepara um chá refrescante. Misturando-se o pó das flores de tília ao pó das folhas de sálvia, obtém-se uma pasta que atua muito bem como detifrício ( pasta dental caseira ).
PREPARANDO O CHÁ DE TÍLIA
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de flores de tília
- 1 xícara de água
Modo de Preparo: Acrescente as flores de tília em uma xícara de água fervente. Deixe o chá abafar até que esteja morno. Coe e tome o chá 3 vezes ao dia.
FAZENDO USO TÓPICO DA TÍLIA
- Para o tratamento de inflamações da pele ou pele ressecada, basta realizar compressas ou banhos com as flores e folhas de tília. Em alguns será possível perceber a melhora.
Contra Indicação: Não é recomendado o uso da tília para gestantes ou mulheres que estejam amamentando.
Bem completa a matéria e bem pesquisada também. Sabe, por muito tempo tive insônia e não conseguia pegar no sono. Eu acordava um lixo. O que me ajudou a pegar no sono e continuar dormindo foi um colchão magnético japonês desses que emitem infravermelho. Me lembrei da marca é da Kenko Patto Agora episódios de insônia são muito raros. Espero que isso ajude a mais uns insones sofredores por aí http://kenkotop.com.br
ResponderExcluirAh e tem também esse fórum sobre colchões dizendo que colchões ruins vendidos aqui no Brasil acabam piorando a situação dos insones http://forum-do-colchao.com.br