Dicas de Plantas Medicinais

Como Preparar as Plantas Medicinais


Infusão: Jogar a parte utilizada, geralmente folhas e flores, sobre água fervente, abafar e deixar por uns 10 a 15 minutos.

Xarope: Cozinhar a erva, coar e levar ao fogo com açucar até dar o ponto. Outro modo de preparo é colocar 20 colheres de sopa de açúcar em 250 ml de água, ferver e deixar atingir o ponto desejado. Depois deve-se juntar o sumo da planta e misturar bem.

Decoção: Cozimento da planta durante determinado tempo. Deixar cozinhar entre 5 a 10 minutos as flores, folhas e partes moles. Se forem utilizadas as cascas, a raiz ou talos, cozinhar por 10 a 30 minutos.

Maceração: Colocar a erva em água fria, de molho, por um período de 10 a 24 horas. Agitar bem a mistura de hora em hora. Coar antes de usar.

Cataplasmas: São de uso local e tem efeito dedativo. Pode-se usar erva fresca, moída ou ralada, em forma de papa com farinha de trigo. Em seguida a massa é envolvida em pano limpo e fino e colocado sobre o local desejado.

Compressas: São feitas de mesma maneira que os cataplasmas, mas sem usar a farinha de trigo.

Gragarejos: Preparar o chá das ervas medicinais por decoção. Quando usado em inalações colocar as ervas para ferver e inspirar o vapor.

Banhos: Para cada litro de água, cozinhar 50 gramas da planta, coar e despejar o líquido junto à agua do banho.



4 comentários:

  1. quero engravidar qual evas ou comprimido

    ResponderExcluir
  2. Mario
    Dicas muito boas...





    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se existe chás para curar estafilococos. obg

    ResponderExcluir